book_icon

Netshoes adota tecnologia MDM e reduz tempo de lançamento de produtos

Ferramenta da Stibo Systems auxilia na otimização no lançamento de produtos, colabora para organizar informações e proporciona ganho de produtividade para a empresa de e-commerce
Netshoes adota tecnologia MDM e reduz tempo de lançamento de produtos
site netshoes

De 2014 a 2016, a loja de e-commerce Netshoes viu seu portfólio dobrar de tamanho, alcançando 80 mil produtos. Para gerenciar todo esse material, a loja de e-commerce passou a necessitar de capacidade de processamento para um volume maior de produtos e controle, além da visibilidade do processo de criação e enriquecimento de informações. Tudo com o objetivo de assegurar uma melhor experiência para o consumidor. Conseguiu através da solução STEP, da Stibo Systemns.

A redução de tempo na publicação de produtos foi a principal métrica utilizada para mensurar o resultado da adoção do STEP, já que tem impacto direto em diversas áreas

Especializada na oferta de soluções de Gestão de Dados Mestres Multidomínio (MDM – Master Data Management), a Stibo teve como desafio a revisão de todos os processos para adequá-los aos fluxos de trabalho da solução, de forma a integrar a ferramenta com os demais sistemas da companhia, migrando os dados. Para entregar os resultados esperados, a Stibo Systems também forneceu treinamento e consultoria, levando as melhores práticas e experiências globais para a implantação de soluções de MDM.

A ferramenta auxiliou na redução de até 35% no tempo de lançamento de produtos, trazendo um aumento da produtividade, eliminação de redundâncias e silos de informações, além de permitir a implantação de processos de controle dos produtos.

O STEP é uma plataforma de Gestão de Dados Mestres Multidomínio, desenvolvida para organizar seus dados, melhorar o tempo de lançamento e a publicação dos produtos na loja. Com a solução, é possível gerenciar todas as informações de mercadorias e componentes individuais por meio de um repositório central.

“A necessidade de um sistema que suportasse escalabilidade foi nosso desafio para assegurar que os objetivos iniciais fossem cumpridos. A ferramenta proporciona ainda outros benefícios para a Netshoes, como a publicação rápida dos produtos na loja com riqueza de informações e o aprimoramento da produtividade do Catálogo Digital da Netshoes”, afirma Ricardo Fornari, Country Manager da Stibo Systems no Brasil.

“O STEP tem sido utilizado em toda a nossa cadeia, desde a compra de produtos até o recebimento dentro dos nossos centros de distribuição. Assim como nos workflows internos, em toda parte de enriquecimento de informações de mercadorias e na publicação nos nossos sites. A solução cobre todo o ciclo de vida das peças com rastreabilidade, velocidade e controle de uma forma extremamente organizada”, comenta Frank Chu, Gerente Sênior de TI da Netshoes.

A redução de tempo na publicação de produtos foi a principal métrica utilizada para mensurar o resultado da adoção do STEP, já que tem impacto direto em diversas áreas, como Comercial, Supply Chain, Catálogo Digital e Fiscal. “A principal vantagem do STEP é o ganho de produtividade do nosso time. Mesmo com a expansão do catálogo, não foi preciso aumentar o número de pessoas porque conseguimos um ganho expressivo no time-to-market”, comenta Chu.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.