De 2014 a 2016, a loja de e-commerce Netshoes viu seu portfólio dobrar de tamanho, alcançando 80 mil produtos. Para gerenciar todo esse material, a loja de e-commerce passou a necessitar de capacidade de processamento para um volume maior de produtos e controle, além da visibilidade do processo de criação e enriquecimento de informações. Tudo com o objetivo de assegurar uma melhor experiência para o consumidor. Conseguiu através da solução STEP, da Stibo Systemns.
Especializada na oferta de soluções de Gestão de Dados Mestres Multidomínio (MDM – Master Data Management), a Stibo teve como desafio a revisão de todos os processos para adequá-los aos fluxos de trabalho da solução, de forma a integrar a ferramenta com os demais sistemas da companhia, migrando os dados. Para entregar os resultados esperados, a Stibo Systems também forneceu treinamento e consultoria, levando as melhores práticas e experiências globais para a implantação de soluções de MDM.
A ferramenta auxiliou na redução de até 35% no tempo de lançamento de produtos, trazendo um aumento da produtividade, eliminação de redundâncias e silos de informações, além de permitir a implantação de processos de controle dos produtos.
O STEP é uma plataforma de Gestão de Dados Mestres Multidomínio, desenvolvida para organizar seus dados, melhorar o tempo de lançamento e a publicação dos produtos na loja. Com a solução, é possível gerenciar todas as informações de mercadorias e componentes individuais por meio de um repositório central.
“A necessidade de um sistema que suportasse escalabilidade foi nosso desafio para assegurar que os objetivos iniciais fossem cumpridos. A ferramenta proporciona ainda outros benefícios para a Netshoes, como a publicação rápida dos produtos na loja com riqueza de informações e o aprimoramento da produtividade do Catálogo Digital da Netshoes”, afirma Ricardo Fornari, Country Manager da Stibo Systems no Brasil.
“O STEP tem sido utilizado em toda a nossa cadeia, desde a compra de produtos até o recebimento dentro dos nossos centros de distribuição. Assim como nos workflows internos, em toda parte de enriquecimento de informações de mercadorias e na publicação nos nossos sites. A solução cobre todo o ciclo de vida das peças com rastreabilidade, velocidade e controle de uma forma extremamente organizada”, comenta Frank Chu, Gerente Sênior de TI da Netshoes.
A redução de tempo na publicação de produtos foi a principal métrica utilizada para mensurar o resultado da adoção do STEP, já que tem impacto direto em diversas áreas, como Comercial, Supply Chain, Catálogo Digital e Fiscal. “A principal vantagem do STEP é o ganho de produtividade do nosso time. Mesmo com a expansão do catálogo, não foi preciso aumentar o número de pessoas porque conseguimos um ganho expressivo no time-to-market”, comenta Chu.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo