Gestão

Nationwide impulsiona cultura orientada por dados com estratégia de análise “Fit to Fly”

A partir da solução da Qlik, a Nationwide está capacitando seus 18 mil funcionários com valiosos insights de dados. Isso permite que trabalhem com mais eficiência e obtenham maior valor por meio de tomadas de decisão mais rápidas e precisas

A Qlik, empresa do mercado em análise de dados, anunciou a parceria com a Nationwide Building Society, instituição financeira cooperativa britânica, uma das maiores do mundo, para apoiar o programa de transformação de tecnologia e dados da organização.

Utilizada pela primeira vez como uma solução para a equipe comercial de todo o país, a Nationwide expandiu rapidamente o uso do Qlik atendendo a necessidade de acelerar sua estratégia de dados e analytics. Esse processo abrange a integração de toda a plataforma analítica da Qlik (Qlik Analytics Platform), com o objetivo principal de impulsionar uma cultura de dados e tornar todos os funcionários capacitados em dados, garantindo a eles a confiança e os skills necessários para tomar decisões por meio de relatórios e análises self-service.

Agora, áreas como as de gerenciamento e entrega de projetos, encontram soluções de negócio nas informações que anteriormente nem eram consideradas como parte das respostas  

Na busca de uma governança mais robusta, consistente, com acessibilidade aos dados por seus funcionários, além de uma cultura de “liberdade responsável”, a organização consolidou algumas de suas equipes secundárias de dados e passou a disponibilizar informações por meio de recursos self-service. Esse processo revelou que grande parte dos funcionários da Nationwide que trabalhavam com dados, gastavam a maior parte do tempo na preparação dos dados, reduzindo a capacidade de fornecer valor às equipes e descobrir insights.

A criação de uma função de Chief Data Officer (CDO) reuniu governança de dados, business intelligence, data warehousing, data lakes e muitos funcionários da área de ciência de dados em uma única equipe, com o objetivo de criar um Hub de Dados e Analytics dentro da empresa. Como resultado, a Nationwide está conduzindo práticas aprimoradas de dados e adotando novos métodos de análises conectando os dados. Agora, áreas como as de gerenciamento e entrega de projetos, encontram soluções de negócio nas informações que anteriormente nem eram consideradas como parte das respostas.

“Como uma organização sem acionistas, tudo que fazemos tem um grande valor para nossos membros”, comenta Lee Raybould, CDO da Nationwide. “A Qlik não está apenas fornecendo a base técnica para tornar a Nationwide uma empresa habilitada para dados, mas também auxiliando o desenvolvimento cultural de todos os funcionários mediante nossas ambições de estarmos capacitados para “voar” (‘Fit to Fly’). Ao democratizar o acesso aos dados em todo o território nacional, estamos começando a construir nossa cultura em torno deles e a aumentar sua credibilidade como base para novas ideias e insights”.

“Os dados são uma parte crucial do nosso DNA e do trabalho diário dos colaboradores”, acrescenta Paul French, diretor de Business Intelligence e Data Analytics da Nationwide. “Da mesma forma que os pilotos não entram na cabine de um avião e simplesmente decolam, a equipe precisa estar ‘em condições de voar’ em termos de trabalho com dados. Portanto, é vital capacitar os funcionários com as informações corretas e a confiança para tomar decisões com elas. A Qlik provou ser uma ferramenta fantástica para consolidar dados diferentes, quebrar silos internos e gerar valor. Ao tornar os dados mais visíveis e intuitivos, as equipes de negócios obtiveram novas ideias em muitos processos, aumentando a eficiência e promovendo uma cultura baseada em dados”.

“Nosso trabalho com a Nationwide destaca o impacto positivo que se pode ter nos negócios ao se tornar uma organização liderada por dados”, diz Simon Kirby, diretor de Soluções de Serviços Financeiros da Qlik. “Embora as soluções de análise técnica tenham um papel crucial, uma empresa nunca se tornará habilitada em dados sem a mudança cultural e a adesão de toda a força de trabalho. Isso caminha de mãos dadas com as pessoas e os meios para analisar, discutir e tomar decisões usando dados em suas vidas. O fato de uma grande organização de serviços financeiros, com muitos processos complexos, poder redefinir as práticas de trabalho com dados mostra o potencial de outros negócios no setor”.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos