Gestão

Museu da Diversidade inova com guia-robô

Projeto social da Certsys Labs criou robô com a personalidade do historiador do ativismo LGBTI+, João Silvério, para guiar público em exposição

João Silvério Trevisan, escritor, jornalista e um dos maiores historiadores da comunidade LGBTI+ no Brasil, ganhou uma versão chatbot e será o guia-robô da exposição “Devassos no Paraíso”, do Museu da Diversidade Sexual, aberta ao público no dia 8 de junho, em São Paulo.

A tecnologia desenvolvida pela consultoria Certsys Labs, foi criada com base em uma persona real e ainda viva, com o objetivo de guiar o público durante a exposição, interagindo com os visitantes sobre a história do ativismo LGBTI+ no País, além de trazer curiosidades sobre a vida de Trevisan, inspiradas em seu livro que dá nome à mostra.

É incrível imaginar que uma exposição baseada em um livro pode ter seu autor como um guia fixo, só que não pessoalmente 

O guia-robô também apresenta uma interface de voz, o que possibilita a acessibilidade do conteúdo para deficientes visuais. O projeto contou com a colaboração do Escritório Piloto da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP, que ficou responsável por testar os fluxos de conversa do chatbot.

Todo o trabalho para desenhar os fluxos de conversa foi realizado em conjunto com o próprio historiador e por responsáveis pelo  conteúdo da exposição. Para acionar o chatbot, basta usar um QR Code disponível ao longo dos módulos da mostra, que trará informações complementares aos documentos, imagens, ilustrações e depoimentos em vídeo.

“É incrível imaginar que uma exposição baseada em um livro pode ter seu autor como um guia fixo, só que não pessoalmente. A criação deste chatbot parte da imersão no estudo aprofundado da obra do João Silvério, que possibilitou desenvolvermos uma ferramenta interativa extremamente didática para o público que visitar o museu, contribuindo para dar ainda mais visibilidade ao espaço e ao movimento LGBTI+”, conta Ruan Rossato, desenvolvedor de inteligência artificial e cientista de dados da Certsys.

O lançamento da tecnologia será no dia 8 de junho, junto da exposição “Devassos no Paraíso”. O projeto prevê que o guia-robô irá se aperfeiçoar ao longo do tempo baseado na interação do público, sendo capaz de dar respostas mais completas com o decorrer da exposição. A Mostra faz parte de uma série de iniciativas que lembram os 50 anos de luta pelos direitos civis dessa população, tema da 23ª Parada LGBTI+ 2019, que acontece no dia 23 de junho.

Fundada em 2007 na Universidade de São Paulo, a Certsys fornece soluções de tecnologia da informação com foco na Transformação Digital de empresas dos setores público e privado dos mais diversos segmentos. Com mais de dez anos no mercado, conta com grandes parceiros tecnológicos para realizar a transformação efetiva em negócios.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos