Destaque Tendências

Microsoft apresenta plataforma de realidade mista

Com o Microsoft Mesh, as pessoas poderão participar de reuniões holográficas estando em qualquer lugar

Na terça-feira (2/3), durante o evento digital Ignite 2021, a Microsoft apresentou o Microsoft Mesh, uma nova plataforma de realidade mista desenvolvida pelo Azure, que permite que pessoas em diferentes locais físicos participem de experiências holográficas colaborativas e compartilhadas em muitos tipos de dispositivos. O Mesh utiliza uma tecnologia de captura 3D para transmitir uma imagem real de uma pessoa em uma cena virtual. São como avatares assistindo aos eventos se desenrolando em um mundo holográfico compartilhado.

A apresentação foi feito por Alex Kipman, do corpo técnico da Microsoft. “Este tem sido o sonho da realidade mista, a ideia desde o início. Você pode realmente sentir que está no mesmo lugar com alguém compartilhando conteúdo ou pode se teletransportar de diferentes dispositivos de realidade mista e estar presente com as pessoas, mesmo quando não estão fisicamente juntas”, explicou.

O Microsoft Mesh permitirá que equipes distribuídas geograficamente tenham reuniões mais colaborativas, conduzam sessões de design virtual, ajudem outras pessoas, aprendam juntos e hospedem encontros sociais virtuais. As pessoas inicialmente serão capazes de se expressar como avatares nessas experiências virtuais compartilhadas e, com o tempo, usar a holoportação, ou seja, imagens holográficas para se projetar como suas personalidades mais realistas, disse a empresa.

A nova plataforma é o resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento da Microsoft em áreas que vão desde rastreamento de mãos e olhos, desenvolvimento de HoloLens, até a criação de hologramas persistentes e modelos de Inteligência Artificial que podem criar avatares expressivos. Construído no Azure, a plataforma de computação em Nuvem da Microsoft, o Microsoft Mesh também se beneficia dos recursos de privacidade e segurança de nível empresarial, bem como seus vastos recursos computacionais, dados, IA e serviços de realidade mista.

“Cada vez mais estamos agregando valor em nossa Nuvem inteligente, que é o Azure”, disse Kipman. “Nessas experiências colaborativas, o conteúdo não está dentro do meu dispositivo ou dentro do meu aplicativo. O conteúdo holográfico está na Nuvem e eu só preciso das lentes especiais que me permitem vê-lo”, explicou.

Aplicações

Com os aplicativos habilitados para Microsoft Mesh, designers ou engenheiros que trabalham com modelos físicos 3D – qualquer coisa, de bicicletas a móveis sofisticados, motores a jato e novos estádios esportivos – podem aparecer como eles próprios em um espaço virtual compartilhado para colaborar e interagir em modelos holográficos, independentemente de sua localização física. Da mesma forma, arquitetos e engenheiros podem percorrer fisicamente um modelo holográfico de um chão de fábrica em construção, vendo como todas as peças do equipamento se encaixam em três dimensões, potencialmente evitando erros dispendiosos.

Segundo informações, a plataforma Microsoft Mesh oferecerá nos próximos meses aos desenvolvedores um conjunto completo de ferramentas baseadas em IA para avatares, gerenciamento de sessão, renderização espacial, sincronização entre múltiplos usuários e holoportation para construir soluções colaborativas em realidade mista, disse a empresa.

Embora os usuários tenham as experiências mais ricas em realidade mista ou virtual, os padrões abertos do Microsoft Mesh darão aos desenvolvedores a liberdade de criar soluções que funcionarão em muitos dispositivos diferentes: HoloLens 2, uma variedade de headsets de realidade virtual, smartphones, tablets e PCs.

No Ignite, a Microsoft anunciou dois aplicativos desenvolvidos na plataforma Microsoft Mesh. O primeiro é uma prévia do aplicativo Microsoft Mesh para HoloLens, que permite aos membros da equipe colaborar remotamente e está disponível para download. Os clientes também podem solicitar acesso a uma nova versão do Altspace VR habilitado para Mesh, que permitirá às empresas realizar reuniões e encontros de trabalho em realidade virtual com recursos de segurança de nível empresarial, incluindo logins seguros, gerenciamento de sessão e conformidade de privacidade.

Com o tempo, a empresa disse que espera que os clientes possam escolher entre um conjunto crescente de aplicativos habilitados para Microsoft Mesh criados por desenvolvedores e parceiros externos e também se beneficiar da integração planejada com produtos Microsoft, como Microsoft Teams e Dynamics 365.

Serviço
www.microsoft.com

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos