Tendências

Mercado clandestino de vacinas de Covid-19 da Darknet está fora do ar devido a um ciberataque

Os pesquisadores da Check Point Research (CPR) descobriram que o mercado (marketplace) clandestino de vacinas que, desde novembro de 2020 tem sido monitorado pelos pesquisadores, está agora indisponível devido a um ciberataque. Em 23 de março, apenas um dia após o último relatório divulgado pela Check Point Research sobre os resultados dos testes de Covid-19 e os certificados de vacinação, ambos falsos, oferecidos na Darknet e fóruns de hacking, os pesquisadores da Check Point identificaram que esse mercado está desativado.

A equipe da Check Point Research continuará monitorando este mercado clandestino para averiguar se estará indisponível permanentemente, como consequência do ataque sofrido, ou se eventualmente retomará suas atividades

De acordo com uma publicação no fórum desse mercado de 25 de março de 2021, um atacante descobriu uma forma de criar pedidos falsos que eram imediatamente cancelados por meio de uma conta de vendedor, resultando na obtenção de reembolsos. Ao adotar este método, o atacante conseguiu ganhar 13 Bitcoins (BTC), o equivalente a US$ 752 mil. O mercado encontra-se indisponível desde este acontecimento, não sendo ainda certo quando será ou se estará previsto o seu retorno.

A indisponibilidade do marketplace não interrompe venda de “bens” relacionados com a Covid-19. Desde que o mercado clandestino está fora do ar, um fórum de hacking foi montado no mesmo endereço web. Nesse fórum há anúncios de uma variedade de ofertas relacionadas com as vacinas para Covid-19 e certificados de vacinação falsos, todos com descontos promocionais.

A equipe da Check Point Research continuará monitorando este mercado clandestino para averiguar se estará indisponível permanentemente, como consequência do ataque sofrido, ou se eventualmente retomará suas atividades.

Serviço
www.checkpoint.com

1 Comentário

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos