As operadoras de telefonia Claro, Oi, TIM e Vivo lançaram comercialmente, em parceria com o Google e fabricantes de smartphone com sistema operacional Android, o Rich Business Messaging (RBM), uma plataforma de mensageria de negócios que permite oferecer mensagens personalizadas e capazes de tornar a experiência dos consumidores mais relevante, melhorando as taxas de conversão na comunicação.
Com o RBM, será possível criar mensagens com identidade visual da marca ou da empresa, enviar arquivos multimídia e GIF, além de oferecer recursos como relatórios de envio e leitura. A plataforma também permite a utilização de ferramentas que evitam fraudes, como um selo de verificação, que ajudará a confirmar a autenticidade da empresa remetente, além de proteção contra spam, que inclui alerta sobre números suspeitos.
A nova plataforma de mensageria trafega sobre o protocolo Rich Communications Services (RCS), versão mais atualizada do serviço de mensagens SMS, por meio dos aplicativos Android Messages e Samsung Messages, um esforço conjunto do Google e da indústria de telefonia móvel brasileira. Hoje, a RCS está disponível nas quatro operadoras do País e conta com uma base ativa com milhões de usuários, que cresce a cada dia.
A plataforma RBM tem como foco conectar parceiros provedores de serviço de mensageria e empresas que optem por desenvolver experiências mais ricas no engajamento ativo com seus consumidores. Como incentiva a interação e a troca de conversas por meio de diferentes recursos, o RBM contribui para aumentar os resultados.
O serviço é oferecido comercialmente pelas operadoras através dos seus parceiros, por meio de um modelo de cobrança por mensagem avulsa e por sessão de até 24 horas.
Os resultados dos testes realizados no Brasil, em campanhas distintas, superaram as expectativas. As taxas de conversão das iniciativas foram de 5 a 7,8 vezes melhores do que com o SMS. Para este lançamento, as quatro operadoras irão liberar, até o final do ano, o uso de sessões do serviço sem custo do RBM para o Ministério da Saúde enviar informações e orientações relacionadas à Covid-19.
Além disso, não será descontado o tráfego de dados dos usuários que utilizarem o Mensagens para se comunicar por RCS.
Serviço
www.claro.com.br
www.tim.com.br
www.vivo.com.br
www.oi.com.br
www.google.com.br
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo