A Maplink, empresa especializadas em soluções com geolocalização e a primeira revenda de Google Maps para a América Latina celebra 20 anos em 2020 e reforça o foco nos mercados brasileiro e latino-americano. A data também marca o lançamento de novas soluções voltadas a ajudar o setor logístico – em especial quem presta serviços essenciais – a se adaptar diante do enorme crescimento da demanda causada pelo surto da Covid-19 e a retomada da autonomia das operações após a recém-dissolução da parceria com a Movile.
Pandemia do novo Coronavírus inspira lançamentos voltados a serviços essenciais
Com sede em São Paulo a empresa conta com escritórios na Argentina, Chile e México para atender a mais de 1000 clientes e otimizar 120 milhões de rotas por mês. Ter um escritório no País onde se oferece o serviço possibilita, dentre outros benefícios, a cobrança em moeda local de acordo com as regras tributárias locais. A Maplink é pioneira no País em serviços de geolocalização e se consolida como uma das maiores especialistas em soluções de geoprocessamento em Big Data do mundo, além de ser a primeira revenda de Google Maps na América Latina.
O conhecimento global adquirido ao longo dos últimos 20 anos em diversas áreas do mercado logístico como no fornecimento de mapas, geocodificação, places na rota, matriz de distância, cálculo do frete e compra de vale pedágio assim como a roteirização e ferramentas para uso de geoprocessamento em Big Data permitiu à Maplink identificar dores urgentes deste setor após o anúncio do estado de pandemia causado pelo novo Coronavírus. Deste estudo surgiram novas soluções e funcionalidades que a Maplink acaba de lançá-las. São elas:
Mapeamento de 100% das rodovias do País
Auxilia muito mais na identificação de rotas alternativas, redução de custos, além de mostrar opções mais seguras de rotas para quem lida com transporte de cargas. É a partir desta cobertura completa da malha rodoviária nacional que os demais lançamentos se mostram tão robustos.
API Places in Route and Nearby
Excepcionalmente desenvolvida pensando em caminhoneiros, transportadoras e equipes em campo que estão nas ruas e estradas durante a pandemia, esta API automatiza a exibição dos estabelecimentos abertos de serviços essenciais ao longo das rotas definidas, como por exemplo restaurantes e borracharias em todo território nacional.
API Planning
Pensada idealmente para atender empresas de reabastecimento, a nova API Planning auxilia o cálculo automatizado de todas rotas necessárias levando em consideração os novos horários e dias de funcionamento para carga e descarga de mercadorias durante a pandemia. A solução reduz os kms rodados, pois evita idas a um local em horário indesejado e também entrega o melhor sequenciamento, dando sempre a opção entre a rota mais rápida em tempo ou mais curta em distância.
API Autocomplete
Com o crescimento abrupto e quase exponencial do consumo de produtos e serviços no meio digital, cada vez mais pessoas se cadastram todos os dias em sites de entregas expressas, e-commerce e bancos. Para facilitar que as pessoas tanto encontrem os estabelecimentos quanto sejam encontradas em seus endereços exatos, a API Autocomplete padroniza tanto a pesquisa quanto a confirmação de endereços em cadastros, evitando assim a perda de eficiência e da satisfação do cliente.
“Ao longo da nossa trajetória sempre buscamos trazer soluções inovadoras. Esse é o nosso DNA e agora não seria diferente. Completamos 20 anos em um ano que desafia a todos e o setor logístico é um dos mais demandados, comenta Frederico Hohagen, fundador e CEO da Maplink. Por isso desenvolvemos produtos que possam realmente auxiliar o setor a se adaptar à nova realidade das relações de consumo”.
Maplink completa 20 anos: O início das operações e o boom da Internet
Fundada em julho de 2000 e levando o site ao ar em novembro do mesmo ano, a empresa foi a primeira a digitalizar mapas e rotas em território nacional e tinha como projeto inicial, como muitos naquela época, a venda de publicidade online. Logo foi percebido que esse seria um caminho difícil já que a Internet era um veículo novo e tinha ainda uma audiência ainda pequena para chamar a atenção de agências e anunciantes.
Dada essa dificuldade, começou-se a busca de outras formas de monetização como a venda de serviços baseados em geolocalização. “Assim como nós todos que empreenderam em negócios digitais no começo dos anos 2000 tiveram na prática como seus melhores aprendizados. Nos orgulhamos muito de tudo que passamos e onde chegamos”, afirma Frederico Hohagen, fundador e CEO da Maplink.
Em 2009 havia um concorrente que incomodava. Era o Apontador. A bandeira branca foi hasteada e a parceria foi firmada. Com essa aproximação à época surgiu a holding LBS Local que colocou ambas empresas no mesmo seleiro – presente até os dias de hoje.
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