A Fico, empresa mundial de software de análise preditiva, realizou uma pesquisa em parceria com a empresa de inteligência de mercado Arizent sobre as percepções de líderes de bancos com relação à transformação digital. O estudo indicou que a maioria dos executivos (71%) expressam dúvidas sobre a capacidade de suas empresas responderem ao cenário de disrupção digital.
O uso de multicanais foi considerado o maior problema para os bancos, sendo que quase dois terços (62%) admitem ter dificuldades para oferecer um serviço consistente em todos os canais. Apenas 3% dos entrevistados acreditam que suas companhias tomaram as medidas necessárias para se adaptarem às evoluções tecnológicas.
“As pessoas estão acostumadas a uma incrível variedade de serviços baseados em dados altamente personalizados, de provedores de serviços digitais como Amazon e Google. No entanto, a maioria dos bancos não fornece a mesma experiência e encantamento para seus clientes”, disse Bill Waid, vice-presidente e gerente geral de Soluções de Gerenciamento de Decisão da Fico.
Quando se trata de antecipar e responder proativamente às necessidades dos clientes em tempo real, a maioria dos entrevistados acredita que os bancos estão mal preparados. Menos da metade (42%) consideram suas empresas como muito boas nesse quesito.
“Os consumidores de hoje esperam interações altamente personalizadas que prevejam suas necessidades, surpreendam e encantem. Sem uma abordagem centrada no cliente para a transformação digital, que utilize dados e análises para prever o seu comportamento e otimizar as interações, a dificuldade de fidelizar clientes no setor bancário deve se intensificar”, disse Nikhil Behl, CMO da Fico.
Embora o setor esteja se esforçando para se adaptar à nova realidade, há bancos que já adotaram uma abordagem digital que prioriza o fornecimento de experiências personalizadas. O relatório destaca as melhores práticas do Bradesco e do canadense Banco de Montreal, considerados como líderes em visão de futuro no setor bancário e que trabalham para atender às novas necessidades de seus clientes.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo