Inglês Internacional

Loteria de Medellín aumenta eficiência com solução da SoftExpert

Empresa pública colombiana automatizou análise de vendas e faz acompanhamento do planejamento estratégico com ferramenta

A Loteria de Medellín, na Colômbia, otimizou a gestão e análise de indicadores com a SoftExpert, fornecedora de softwares e serviços para automação e aprimoramento de processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa. Com a ferramenta, a empresa pública centralizou as informações e aumentou a eficiência de sua operação.

Fundada em 1931, a Loteria Medellín é uma empresa do estatal colombiana responsável pela exploração, operação, comercialização, gestão e controle de jogos de sorte e azar, sendo a maior do país e com os maiores números em vendas e transferências de fundos à saúde.

“Dependendo da análise de dados, é possível criar estratégias de mercado, dado que ela revela padrões de comportamento de um determinado público dentro de um mercado com rapidez e precisão, facilitando a extração de informações obtidas a partir de eventos, preferências e necessidades do setor onde é aplicado”

Em 2018, a Loteria de Medellín iniciou um processo de modernização tecnológica, no qual investiu cerca de US$ 2 milhões em infraestrutura e software, sendo parte do montante para adoção de ferramenta para análise de dados.

Segundo Carlos Alberto Cortés López, chefe de Tecnologia da Informação da Loteria de Medellín, as decisões empresariais estão cada vez mais relacionadas à tecnologia, pois ela otimiza as operações de negócios, dá respostas rápidas e melhora a qualidade dos serviços.

“Dependendo da análise de dados, é possível criar estratégias de mercado, dado que ela revela padrões de comportamento de um determinado público dentro de um mercado com rapidez e precisão, facilitando a extração de informações obtidas a partir de eventos, preferências e necessidades do setor onde é aplicado”, diz Cortés.

Em 17 de abril de 2018, o Governo da Colômbia aprovou o documento CONPES 3920, que define a política de exploração de dados, sendo o primeiro país da América Latina e o oitavo do mundo a adotar uma política pública nesse sentido. De acordo com Cortés, essa oportunidade permitiu implementar ações relacionadas à análise de dados na organização, já que a alta direção da Loteria de Medellín não possuía uma ferramenta que permitisse observar seu comportamento em tempo real.

“Anteriormente, para tomar decisões ou conhecer um comportamento específico nas vendas, recorríamos à análise manual em planilhas, o que nos causava perda de tempo, erros e reprocesso constantes. Com o SoftExpert Suite, agora análise de vendas é gerada automaticamente no momento do fechamento do processo de vendas da Loteria. Com isso, a alta gerência pode observar por meio de painéis automatizados, mesmo antes do sorteio, como foi o comportamento das vendas, o portfólio dos distribuidores e atendendo as premissas do CONPES 3920, representando tendências e agilizando a tomada de decisões tornando-as mais proativas do que reativas”, revela Cortés.

Com a solução, também é realizado o acompanhamento do planejamento estratégico da Loteria de Medellín de forma online, já que as análises e gráficos são atualizados automaticamente. Isso permite apresentar o estado atual do plano estratégico em diferentes comitês e reuniões.

“Tínhamos a necessidade de contar com uma ferramenta que permitisse gerenciar informação de forma segura e oportuna e chegar a uma transformação dos dados em informação para tomada de decisões. A solução da SoftExpert facilitou a obtenção e extração de informação para gerar análises de dados que permitem desenhar novas estratégias de mercado, revelando, por exemplo, padrões de comportamento de um público específico de forma rápida e precisa”, menciona Cortés.

O SoftExpert Suite proporcionou flexibilidade e integração de processos, centralizando informações em um só lugar. A ferramenta é intuitiva, permitindo aos usuários se adaptarem facilmente.

“Agora, os usuários podem focar suas tarefas diárias para serem mais analíticas do que operacionais, pois podem dedicar mais tempo para a interpretação dos dados. Outro aspecto importante é que a ferramenta vem configurada para atender normas e padrões internacionais, além das melhores práticas em gestão”, salienta Cortés.

Uma das diretrizes do governo nacional é implementar nas instituições o modelo de gestão integrada Modelo Integrado de Planejamento e Gestão, para o qual a ferramenta é fundamental. Neste sentido, o projeto é levar as dimensões do MIPG para os painéis de controle da ferramenta.

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos