book_icon

Loggi faz migração de banco de dados na nuvem para Microsoft Azure com a Horus Solutions

Loggi faz migração de banco de dados na nuvem para Microsoft Azure com a Horus Solutions

Arquitetura desenhada permitiu flexibilidade de transitar entre provedores com um tempo de indisponibilidade de apenas 10 minutos

A Loggi, plataforma digital de entregas expressas que conecta clientes e motoboys desde 2013, segue sua busca por uma experiência cada vez mais amigável ao usuário, efetuou a migração de seu banco de dados para o Microsoft Azure por meio da Horus Solutions, empresa nacional especializada em soluções de information management.

As empresas, que começaram a parceria em 19 de junho deste ano em uma assessoria pontual, fecharam a parceria definitiva porque a Loggi precisava do conhecimento sólido em PostgreSQL que a Horus possui para realizar a movimentação de dados entre Cloud de RDS (Amazon) para Azure (Microsoft). Para Marcio Ribeiro, vice-presidente de engenharia da Loggi, “a estratégia apresentada pela Horus para realizar a migração também foi fundamental para escolha. Avaliamos outras duas consultorias e escolhemos a Horus por sentirmos mais segurança nos profissionais que tocaram o projeto, desde o orçamento até a execução”.

“Ouvimos o cliente para entender as necessidades além do objetivo principal de fazer a movimentação. Nesse passo verificamos que tão importante quanto realizar a migração, era o tempo de downtime, que deveria ser o mínimo possível e a capacidade de fallback, uma vez que a nova estrutura poderia não suportar a operação da empresa, sabendo disso desenhamos uma estratégia para acolher todos esses elementos” diz Vinicius Feltrin, diretor comercial e operações da Horus Solutions.

A plataforma original onde a Loggi residia com o seu postgreSQL era um SaaS da Amazon conhecido com RDS (Relational Database Service). “Esse serviço limitava as configurações e acessos, e uma das limitações é a inexistência de replicação por streaming wal”, afirma Feltrin.

Sabendo disso, a Horus desenvolveu uma estratégia de migração baseada em duas etapas: a primeira foi fazer uma movimentação temporária dentro da própria Amazon para sair do RDS para um servidor cloud EC2 na própria Amazon. A segunda etapa consistia em fazer a replicação via streaming wal entre Clouds (Amazon para Azure). Segundo Feltrin, “com esse processo de replicação garantiríamos a habilidade de fazer o chaveamento da base em 10 minutos e, principalmente, desfazer o processo no mesmo tempo. Isso asseguraria um tempo mínimo de indisponibilidade da plataforma do cliente”.

“A Horus Solution fez com que mantivéssemos no mesmo patamar de uso de recursos entre os dois clouds, o que em si já é um sucesso, pois não causou nenhum impacto negativo no business da Loggi”, afirma Ribeiro.

Feltrin afirma que “os benefícios observados são a segurança para desfazer todos os processos no caso de encontrar algum percalço durante a migração, o tempo de indisponibilidade de apenas 0,5% da operação e a segurança de fazer a movimentação e garantir a integridade das informações”.

“A migração de infraestrutura sempre envolve riscos, sendo assim sem o modelo implantado pela Horus não teríamos a flexibilidade de ir e voltar de um provedor Cloud para o outros com um tempo de indisponibilidade de 10 minutos. Isso garante segurança e indisponibilidade mínima para a operação”, finalizaRibeiro.

Após a implementação, as empresas agora conversam para que a Horus assuma a gestão preventiva e monitoração do ambiente de banco de dados da Loggi.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.