Em meio à crescente onda de adoção de nuvem por parte do mercado corporativo, a Locaweb tem sido desafiada a remodelar a sua oferta para seguir em destaque no Brasil. Uma das primeiras empresas a ser reconhecida por oferta de hospedagem para varejo, a companhia ampliou a sua atuação no setor empresarial com a criação de unidades de negócios. A última novidade da companhia, que sempre teve um braço indireto de vendas, é a criação da unidade de negócios voltada a desenvolvedores, agências digitais e revendedores: a Locaweb Pro.
A unidade, que já possui um site no ar, disponibiliza um pool de serviços para os parceiros. Segundo Alexandre Glikas, diretor geral da unidade Locaweb Corp, com a Locaweb Pro a ideia é estruturar a operação de forma a evitar gaps de produção e com isso, gerar leads para parceiros de negócios. “Entendemos a importância dessas empresas na nossa estratégia e com a unidade daremos um tratamento diferenciado a esse canal que já possui expertise na nossa oferta”, explica.
Segundo o executivo, a base da Locaweb hoje possui cerca de 15 mil parceiros que atuam orientados a projetos e há a intenção de aumentar esse número. A oferta de nuvem, feita pela unidade de serviços corporativos Locaweb Corp também atua com vendas indiretas. A unidade já existia desde 2013 para atendimento específico para Data Centers. A partir da aquisição da empresa de gerenciamento de serviços multicloud Cluster2Go, em março deste ano, a oferta passou a ser focada em nuvem. Glikas explica que a unidade tem cerca de 10 parceiros capazes de incluir uma camada de serviço na infraestrutura do cliente.
“Na Locaweb, a oferta da nuvem com startups e depois passou a atender a demanda de grandes empresas. Quando as maiores passaram a adotar estratégia de ter nuvem própria, a companhia passou a atender as médias empresas, 80% de toda a base de clientes da companhia”, explica Higor Franco, diretor-geral da unidade Locaweb Serviços de Internet . De acordo com o executivo, a companhia cada vez mais tem direcionado a sua estratégia para a oferta de uma camada de serviços na venda de infraestrutura. Prestes a anunciar uma nova plataforma de cloud, a companhia tem 17 beta tests atualmente. “Nosso diferencial neste caso é ser mais aderente à maneira como o mercado contrata nuvem”, ressalta.
Com previsão de crescimento geral da ordem de 15%, a Locaweb traçou macro objetivos para 2025. Entre eles, explica Franco, estão ser a preferida das pequenas e médias empresas para serviços digitais e ser reconhecida como a empresa líder em SaaS no Brasil. No caso de SaaS, a empresa entende que é um movimento sem volta e não privilegia verticais de mercado na sua oferta.
Com 1,2 mil funcionários, a Locaweb atualmente opera com 6 unidades de negócios, contando a mais nova Locaweb Pro. São elas: Locaweb Serviços de Internet (voltada para o público varejista), Locaweb Corp (serviços corporativos, tocada por Alexandre Glikas), Tray (e-commerce), Yapay (meios de pagamentos digitais) e All iN (marketing de relacionamento digital). Em cinco anos a Locaweb comprou quatro empresas Tray, All iN, FBITS e Cluster2GO. Há intenção, segundo Franco, de ter mais empresas no roadmap de aquisições da companhia.
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