Carreira

Liberdade para inovar é chave para retenção de colaboradores na Icaro Tech

Em um mercado com a alta concorrência por mão de obra, empresa tem 70% dos gerentes formados dentro de casa

Sediada em Campinas, um dos principais polos de tecnologia da informação do País, e com unidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Miami (EUA), a Icaro Tech encontrou em uma forte política de desenvolvimento e na liberdade dada aos colaboradores para implementarem novas ideias o segredo para formar novos e reter talentos.

iTech, uma rede social corporativa e colaborativa, surgiu no ano passado para que os colaboradores pudessem sugerir inovações

Segundo Juliana Gonçalves, gerente de RH da empresa, para a Icaro Tech investir na formação do profissional é fundamental. “Nosso sonho é encontrar espaço para que todo talento seja desenvolvido e aproveitado internamente, pois acreditamos que parte dos nossos diferenciais competitivos vêm da liderança corporativa e do DNA da empresa, e por isso investimos tanto na formação deles”.

Oferecer aos colaboradores autonomia para propor mudanças e sugestões, tanto para a criação de novos produtos como para a implantação de medidas que auxiliam em um melhor ambiente de trabalho, faz parte da estratégia corporativa para que os colaboradores se sintam motivados, contribuindo para o próprio desenvolvimento e também o da empresa.

No último ano, várias inovações foram implementadas, dentre elas, uma rede social corporativa e colaborativa, chamada iTech, cujo nome foi escolhido pelos próprios colaboradores. Nessa rede, os colaboradores podem sugerir inovações, que vão desde medidas simples e que fazem a diferença no ambiente de trabalho, como conceder aos colaboradores um dia de folga no mês de seu aniversário, ou trocar a máquina de refrigerantes por uma solução de snacks mais saudáveis, até iniciativas que impactam no dia-a-dia dos projetos.

Segundo Juliana, tais iniciativas de inovação aumentam o senso de propósito e pertencimento dos colaboradores, que se sentem parte integral do desenvolvimento da empresa. Aliado a elas, a empresa ainda oferece um amplo programa de desenvolvimento individual de carreira – PDI, que impulsiona a formação de profissionais qualificados e, consequentemente, potenciais líderes, ou a próxima geração de gestores. Cerca de 40% dos colaboradores trabalham na empresa a mais de 5 anos, um número significativo e acima da média da maioria das empresas do setor.

A autonomia e confiança delegada aos profissionais pode ser vista logo quando um profissional ingressa na empresa. Cada novo profissional é o dono e responsável pelo seu próprio PDI, sempre acompanhado de perto pelo RH e de um tutor, que é escolhido logo quando ele ingressa na Icaro. Na sequência, conforme se desenvolve profissionalmente, passa a receber o apoio de mentores, que são responsáveis por dar todo o suporte necessário para que o desenvolvimento previsto para aquele colaborador aconteça.

“Boa parte dos nossos gestores chegaram jovens à Icaro e estão se desenvolvendo aqui dentro. Temos a consciência de que ter a liberdade para criar e estar engajado no projeto, são atrativos tão importantes para os nossos colaboradores quanto um bom salário”, afirma Juliana.

Na área de educação, a empresa apoia os profissionais com bolsas de estudos para pós-graduação e idiomas, uma vez que atende clientes de mais de 13 países. Treinamentos sobre novas tecnologias são ministrados de forma constante, tanto por especialistas quanto pelos próprios colaboradores, que são motivados a compartilhar seus conhecimentos. Inclusive, por conta de iniciativas colaborativas, dois grandes projetos surgiram e deram origem a uma grande biblioteca interna de conteúdo, e uma plataforma de EAD e treinamentos, ambos gerenciados e alimentados pelos próprios funcionários.

Assim, a Icaro Tech vem conseguindo, ao longo dos anos, formar suas próprias lideranças e retê-las, mesmo em um mercado tão competitivo. Atualmente, 7 dos 10 gerentes da empresa foram formados dentro de casa, e cinco deles estão na companhia há mais de 10 anos. Outro importante reconhecimento foi dado pelo instituto Great Place To Work, que nos últimos 8 anos elencou a Icaro Tech entre as melhores empresas de TI para trabalhar na área de TI.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos