book_icon

Lepok eleva compliance fiscal com apoio da Systax

Para obter maior assertividade nas tributações a papelaria e suprimentos de informática acionou a integradora para organizar o acervo tributário

Com mais de 30 anos de atuação com papelaria e suprimentos de informática, a Lepok conta com cinco lojas na cidade de São Paulo e duas no interior – Alphaville e Jundiaí. Os estabelecimentos são modernos e o Centro de Distribuição possui mais de 5 mil m², totalmente informatizado, sendo responsável pela parte logística dos mais de 10 mil itens que compõem o catálogo da Lepok. Durante a pandemia, as transações interestaduais aumentaram e, para conseguir maior assertividade nas tributações, a companhia acionou a Systax, empresa de inteligência fiscal e única a organizar um acervo com mais de 21 milhões de regras tributárias.

O contato entre as empresas se deu por conta de outro prestador de serviço da Lepok, a MicroUniverso, desenvolvedora do ERP utilizado pela rede. O projeto está iniciando com itens fundamentais para a empresa, mas a ideia é que, aos poucos, outros produtos passem também pela análise da Systax. A ideia é que a expertise da companhia de inteligência fiscal seja utilizada para aumentar o Compliance, além de permitir que a Lepok passe a pagar apenas o correto de cada tributação, sem adicionais. “Só vamos conseguir chegar a esse patamar com a parametrização correta. Já havíamos identificado que tínhamos de ser mais assertivos nestes pagamentos, sem desembolsar a mais. Esse é um dos grandes objetivos”, aponta Thales Dias, gerente de TI Lepok.

A ideia é que a expertise da companhia de inteligência fiscal seja utilizada para aumentar o Compliance, além de permitir que a Lepok passe a pagar apenas o correto de cada tributação

A principal expectativa é que a automação do processo de parametrização fiscal seja bem sucedia para atender o Compliance. Além disso, que a Lepok esteja trabalhando dentro das respectivas regras fiscais para as operações e produtos em todas Unidades Federativas. “Por conta dessa complexidade e do nosso regime tributário atual, é essencial uma ferramenta como a da Systax para manter a área fiscal da empresa de forma correta, sem correr riscos. As regras são personalizadas de acordo com a nossa demanda”, ressalta Dias. “O atendimento desde o início foi muito bom, tivemos uma sinergia ótima na questão comercial também, então o projeto começou fluindo bem e esperamos terminar melhor ainda”.

Jerson Prochnow, CEO da Systax, sinaliza que a preocupação da Lepok quanto ao Compliance é justificada pela importância de estar em conformidade com o Fisco. “Mesmo um pequeno erro na tributação faz com que as empresas paguem valores excedentes. Além disso, caso seja para menos, penalidades podem ocorrer, fazendo com que a empresa destine um valor muito mais alto do que o previsto. Tudo isso acarreta uma série de problemas nas organizações e automatizar a parametrização é um importante passo”, finaliza o executivo.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.