Informe aqui

Lançamento do livro Payments 4.0 reúne líderes da indústria para debate

Obra aborda as forças que estão transformando o mercado brasileiro e o potencial do Pix como inovação disruptiva de crescimento exponencial

Na próxima segunda-feira (30), a editora Linotipo Digital realizará o lançamento oficial do livro Payments 4.0 – As Forças que estão transformando o mercado brasileiro. Na ocasião, além dos próprios autores, Edson Luis dos Santos e Luis Filipe Cavalcanti, ambos especialistas reconhecidos pelo desenvolvimento e condução de projetos de destaque em algumas das principais empresas do segmento no Brasil e no exterior, estarão reunidos com diretores de marcas que estão vivendo ativamente a ebulição na indústria nacional de pagamentos com a chegada do Pix e outras inovações. Eles realizarão um evento digital, coordenado pela Catarino Brasileiro, com participação gratuita a partir das 19h30. As inscrições podem ser feitas no endereço abaixo.

O encontro terá nomes como Fernando Teles e Fernando Pantaleão, ambos da Visa, André Street,Fernando Teles ,Fernando Pantaleão, da Stone, Fabiano Cruz, da Zoop, e Vlademir Santos, da ACI Worldwide. O debate será mediado pelo consultor Boanerges Ramos Freire, da Boanerges & Cia.

O livro
Em Payments 4.0, Edson Santos e Luis Filipe encaram o desafio de encontrar respostas para perguntas complexas a respeito de como deve evoluir o mercado brasileiro de pagamentos nos próximos anos e quais são os fatores que estão influenciando a mudança no setor. O objetivo é apontar direções a respeito de como a indústria pode se preparar e se antecipar aos movimentos do segmento.

Neste sentido, eles abordam profundamente assuntos como a desmaterialização do plástico e a digitalização do cartão, os pagamentos invisíveis, os novos entrantes e as bigtechs, a evolução do comércio, o crescimento das plataformas e ecossistemas, o pagamento instantâneo e a influência das gerações de consumidores no comércio, entre outros.

Com prefácio escrito pelo fundador da StoneCo, André Street e posfácio de autoria de Boanerges Ramos Freire, o conteúdo é trabalhado em 11 capítulos nos quais os autores não só colocam os leitores no mesmo nível de conhecimento sobre o mercado de meios eletrônicos de pagamento, mas também apresentam a complexidade da indústria e os diversos tipos de empresas que oferecem produtos e serviços.

No capítulo três os autores apresentam as seis forças que estão transformando o mercado de cartões de pagamento no Brasil, apontando a competição atual, os novos concorrentes, a evolução do comércio, o regulador, as novas soluções de tecnologia e o comportamento do consumidor.

A partir deste ponto, cada um desses fatores é analisado em todas as suas minúcias até o capítulo 11, quando a obra oferece uma visão sobre como o comércio e os meios de pagamento devem se apresentar em dez anos.
“Temos fortes indícios de que está ocorrendo algo único na indústria de pagamentos. Muitos dos aspectos que estão moldando o futuro desta indústria são novos. Dessa forma, decidimos elencar e analisar profundamente o conjunto de forças que estão transformando o cenário de pagamentos no Brasil e como a combinação dessas forças tem resultado em um mercado inovador e vibrante, com uma velocidade de transformação jamais presenciada”, afirma Edson Santos.

Luis Filipe acredita que o conteúdo do livro seja uma importante contribuição para o segmento. “Esperamos que as seis forças descritas e os seus efeitos passem a fazer parte da dinâmica de análise do mercado, dos novos negócios e soluções que vivenciaremos na indústria de pagamentos daqui em diante”, afirma.

Os autores
Edson Santos é fundador & sócio da Colink Business Consulting, sócio da Confrapar – Investimento em Tecnologia, advisor e investidor Anjo. Atuando no mercado de meios eletrônicos de pagamentos desde o ano 2000, é autor do livro Do Escambo à Inclusão Financeira – A Evolução dos Meios de Pagamento (Linotipo Digital, 2014). Atuou como executivo em empresas como First Data, Global Payments Brazil e Redecard S.A. Também atuou como diretor da Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços. Administrador de empresas pós-graduado, participou do Programa de Gestão Avançada da Fundação Dom Cabral em parceria com o Insead (França).

Luis Filipe Cavalcanti é sócio da Colink Business Consulting, vice-presidente do MIT & MIT Sloan Alumni Brasil, diretor de investimentos do MIT Alumni Angels, advisor e investidor anjo. Atua na área financeira e de pagamentos desde 2001, foi sócio e responsável pela operação da Muxi Tecnologia em Pagamentos, ocupando diversos cargos executivos e fundou a Trends, consultoria especializada em planejamento, gestão e operação de empresas de tecnologia. Foi professor dos cursos de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ e da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – POLI/UFRJ. Mestre em Administração pelo MIT Sloan School of Management, MBA Executivo pelo COPPEAD/UFRJ, Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ e Bacharel em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Serviço
https://bit.ly/webinar-lancamento-payments
Pré-venda –  https://bit.ly/payments4

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos