Gestão

Kpmg atende gratuitamente e oferece plano de retomada dos negócios para PMEs

A iniciativa envolve a atuação de frentes integradas com formulação de planos comerciais, avaliação de aspectos de finanças e liquidez, análise da cadeia de suprimentos, medidas relacionadas com força de trabalho, aplicabilidade de aspectos trabalhistas e apoio na revisão de contratos

mãos que param peças de dominó caindo em cadeiaCom o objetivo de apoiar as micro e pequenas empresas brasileiras nesse momento desafiador, e ajudá-las no plano de retomada dos negócios pós-Covid-19, a Kpmg destacou um time de especialistas para trabalharem temas estratégicos com esses empreendedores.

“Momentos assim exigem esforços em dois pilares primordiais: resiliência para superar desafios e informação confiável para antecipar tendências e prevenir riscos. Somente assim será possível retomar os negócios de maneira eficiente”, afirma Sebastian Soares, sócio-líder de Empresas Privadas da Kpmg no Brasil e na América do Sul.

Compreendendo as grandes dificuldades do cenário atual, e considerando a relevância para a economia nacional das pequenas e médias empresas, ou seja, aquelas com faturamento anual de até R$ 50 milhões, a Kpmg está atendendo gratuitamente as empresas para entender seus problemas individuais para apresentar um plano de trabalho com honorários parcialmente subsidiados para realmente apoiar empresas deste perfil para seguirem mais fortes e estruturadas.

Momentos assim exigem esforços em dois pilares primordiais: resiliência para superar desafios e informação confiável para antecipar tendências e prevenir riscos. Somente assim será possível retomar os negócios de maneira eficiente  

“A crise atual tem afetado profundamente os mais variados setores da economia. E, no Brasil, os impactos para as pequenas empresas têm levado muitos empreendedores a pensarem estrategicamente em seus planos de retomada”, completa Sebastian Soares.

A Kpmg já atendeu mais de 100 empresas no último mês dando consultoria gratuita por telefone com especialistas das áreas de impostos e, agora, ampliou a atuação e oferece subsídio para implementar plano de retomada e consultoria customizada para micro e pequenas empresas nas seguintes vertentes:

– Planos comerciais: avaliar o desenvolvimento de novos canais de venda (e-commerce, marketplace); avaliar como a inovação e a transformação digital podem gerar novas fontes de receitas e criar canais de comunicação novos com seus clientes.

– Finanças e liquidez: reavaliar planejamento financeiro; teste de fluxo de caixa projetado; analisar as alternativas de liquidez imediata nas vertentes de bancos, fornecedores, impostos e folha de pagamentos.

– Cadeia de suprimentos: avaliar a situação dos principais fornecedores, estoques atuais e planos para assegurar o suprimento futuro; rever política de estoques de segurança, de matéria-prima e produto acabado, de modo a mitigar riscos de abastecimento.

– Força de trabalho: impacto do retorno dos trabalhadores de forma gradual; avaliar medidas de flexibilização do horário de trabalho; acelerar medidas para a nova realidade de trabalho flexível e remoto.

– Aspectos trabalhistas: verificar aplicabilidade das medidas adotadas pelo governo em relação às relações de trabalho e remuneração; prazos processuais para defesa de autos de infração trabalhista; prorrogação de acordos e convenções coletivas.

– Revisão de contratos: mapear os riscos de inadimplemento por parte da empresa em contratos com fornecedores e clientes, disposições sobre reequilíbrio econômico financeiro, cláusulas de força maior ou outras exceções contratuais, inclusive suporte documental para disputas.

O agendamento dos empreendedores interessados na iniciativa pode ser realizado no link – http://materiais.kpmgbrasil.com.br/retomada-dos-negocios-para-empreendedores.

Além disso, dentro do objetivo de apoiar as pequenas e médias empresas nesse momento desafiador, e para debater os principais assuntos a serem priorizados pelas empresas no pós-pandemia, a Kpmg realizará o webcast “Radar para a retomada” no dia 17 de junho, das 16h às 17h30.

Na oportunidade, os especialistas da empresa debaterão temas importantes para retomada, como: formulação de planos comerciais, avaliação de aspectos de finanças e liquidez, análise da cadeia de suprimentos e apoio na revisão de contratos. O evento é aberto ao público e os empreendedores interessados em participar podem se inscrever no link – http://bit.ly/30LKDSX.

 

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos