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ISH Fórum DF 2019 reúne lideranças de Brasília para discutir impactos da LGPD e cibersegurança

ISH Fórum DF 2019 reúne lideranças de Brasília para discutir impactos da LGPD e cibersegurança

Evento da ISH Tecnologia reuniu 100 líderes de órgãos públicos e de empresas privadas e governamentais em Brasília para falar sobre soluções completas de cibersegurança e a necessidade de adequar os processos tecnológicos para atender às exigências da nova Lei Geral de Proteção de Dados.

A ISH Tecnologia, empresa especializada em soluções de infraestrutura de TI, segurança da informação e computação em nuvem, realizou, no dia 23 de abril, o primeiro ISH Fórum no Distrito Federal, para falar sobre como a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) afetará os negócios das instituições e necessidade de aperfeiçoar a infraestrutura e os processos de cibersegurança para atender aos seus requisitos.

No evento, 100 gestores de áreas administrativa, jurídica e de Tecnologia da Informação, entre outras, puderam conhecer melhor as exigências da nova legislação, que entrará em vigor em agosto de 2020, e as soluções completas e integradas oferecidas pela ISH e seus parceiros. “Nosso objetivo foi auxiliar as empresas do setor público e privado na definição de soluções e serviços de cibersegurança mais eficazes e adequados para atender à nova legislação e à transformação digital, que está ocorrendo em todo o mercado”, afirma Vitor Costa, diretor regional da ISH Tecnologia em Brasília.

No encontro, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer melhor as nuances jurídicas da LGPD, apresentados pela PhD em Propriedade Intelectual e Direito Internacional, Dra. Patricia Peck, sócia do PG Advogados, que detalhou os requisitos da nova lei, que traz entre as exigências a transparência na gestão e tratamento dos dados, desde a coleta, controle e armazenamento, e consentimento prévio do usuário para uso de suas informações, entre outras determinações.

“A nova lei demanda a gestão de riscos, com maior atenção na elaboração dos contratos, procedimentos diversos e na escolha de ferramentas de cibersegurança sofisticadas e eficazes, bem como a conscientização de colaboradores, parceiros e consumidores”, ressalta a Dra. Patrícia. Ela alertou os participantes que vazamentos ou usos inadequados dos dados pessoais podem resultar em multas altas, que podem chegar a até R$ 50 milhões.

Para ressaltar a importância da adaptação prévia dos processos das empresas e órgãos públicos à LGPD, a advogada deu como exemplo o grande volume de reclamações após a entrada em vigor do regulamento europeu de proteção de dados (GDPR), em maio de 2018. Segundo ela, órgãos nacionais e da União Europeia receberam cerca de 95 mil queixas relacionadas a desrespeitos à privacidade, praticados em serviços de telemarketing, e-mails promocionais e vídeos de vigilância, entre outros. Estas reclamações deram origem a 255 investigações contra empresas europeias. “A tendência é que o mesmo ocorra no Brasil, por isto as companhias brasileiras de todos os portes e setores de atuação devem se antecipar e adequarem-se à LGPD agora em 2019”, enfatiza especialista em Direito Digital.

Participaram do evento da ISH também cinco importantes parceiros de negócios importantes – Veritas, Pure Storage, RSA, Forcepoint e Ingram. A Veritas destacou pontos importantes para ter compliance com a LGPD, como conscientizar a liderança, criar estrutura corporativa, encontrar e organizar os dados existentes, localizar informações específicas e responder as demandas dos titulares e de órgãos responsáveis, ter processos e indicadores de uso, além de, é claro, proteger o que armazena. Em seguida, detalhou soluções já alinhadas com a LGPD, como Veritas Digital Compliance, Veritas Data Insight, Veritas Information Governance, entre outras. A Pure Storage, por sua vez, detalhou suas ferramentas de armazenamento All-Flash sofisticadas, capazes de garantir segurança, eficiência e performance. A RSA demonstrou as soluções de cibersegurança que compõem o SOC da ISH Tecnologia para tratamento de incidentes e análise forense, elevando a eficiência dos processos detecções, análises e criação de evidências dos incidentes de segurança. A Forcepoint, utilizando conceitos inovadores, demonstrou a importante necessidade de analisar os usuários finais das organizações e atribuir risco baseado em comportamento anômalo.

A ISH Tecnologia também aproveitou a oportunidade para apresentar seu amplo portfólio de produtos e serviços de cibersegurança, já prontos para atender às demandas da LGPD, especialmente os serviços completos e integrados oferecidos por seu ISH SOC/NOC. “Percebemos que há um grande interesse, em especial dos gestores do setor público, por serviços especializados de cibersegurança fim a fim, com o intuito de evitar danos aos serviços oferecidos e a privacidade dos dados essenciais e estratégicos da população”, acrescenta Costa.

De acordo com o executivo da ISH, o SOC/NOC da empresa está pronto para fazer o gerenciamento e monitoramento da segurança dos dados das infraestruturas de empresas de diferentes setores e tamanhos. “Temos um datacenter próprio, com profissionais altamente qualificados e certificados, equipamentos de última geração e parceiros globais que são referências em segurança da informação. Estas características nos possibilitam dar apoio total para a implementação, gestão e monitoramento dos dados de nossos clientes e tivemos no evento a oportunidade de reforçar nossos diferenciais em termos de armazenamento, processamento, análise e monitoramento seguro dos dados de pessoas físicas e jurídicas. Tudo em total conformidade com a LGPD”, completa o diretor da regional da ISH em Brasília.

Fundada em 1996, no Espírito Santo, a ISH é uma empresa especializada em soluções de infraestrutura de TI, segurança da informação e computação em nuvem, com sede na cidade de Vitória e escritórios em Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo. Seu negócio consiste em oferecer a empresas dos mais diversos setores as melhores soluções tecnológicas do mercado e em desenvolver tecnologias próprias para atender necessidades específicas de seus clientes.

 

 

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