Tecnologia

IoT, segurança e escala em foco

28ª edição do Cisco Live! transformou Las Vegas em palco de lançamentos que prometem revolucionar parcerias globais, soluções de inteligência artificial, análise de tráfego encriptado, network e conectividade

A mesma internet que democratizou o acesso à informação e alterou o portfólio de soluções e oportunidades, conta hoje com 8,4 milhões de devices conectados e 3,1 bi deles sendo usados por corporações para mudar seus modelos de negócio. O número de máquinas em rede excedeu o de telefones e os endpoints em IoT passarão de 14,9 bi atuais para 82 bi em 2025, de acordo com a consultoria IDC.

Saem na frente provedores com maior capacidade de desenvolvimento tecnológico

“Nessa era, a rede ganhou relevância. Todas as organizações querem aproveitar as vantagens de uma conexão veloz, e estamos prontos para oferecer isso. Seja qual for o porte da sua empresa, vamos mudar seu pensamento sobre o futuro”, profetizou o CEO da Cisco, Chuck Robbins na abertura da 28ª edição do mega evento Cisco Live!, que reuniu 28 mil profissionais da comunidade TI em Las Vegas, essa semana.

O CEO da Cisco, Chuck Robbins

Num mundo multi-cloud, o nível de complexidade é altíssimo e cria um novo sistema de dados que demanda entendimento sobre o core business do cliente, as equipes de trabalho e horas conectadas. Assim, o primeiro lançamento do Cisco Live! 2017  é o Network Interative, uma rede intuitiva e automatizada , baseada em inteligência artificial e que aprende, analisa dados e se adapta às ameaças.

De acordo com Robbins e seus engenheiros, a solução reconhece movimentos estranhos de arquivos que transitam na rede, minimiza os ataques de ransomware através da análise de tráfego encriptado sem quebrar a privacidade dos dados, e ainda aprende a dinâmica do negócio do cliente para facilitar oportunidades futuras. A solução estará disponível globalmente até dezembro.

Questionado pela Infor Channel sobre a estratégia para América Latina e Brasil, Robbins garantiu programas de incentivos, com 10 mil profissionais Cisco treinados para dar suporte ao canal. “Temos uma grande equipe para apoiar o canal no Brasil e estamos engajados para desenvolver grandes redes na América do Sul”,

Colaboração

Um dos grandes parceiros globais da Cisco é a Apple e seu CEO, Tim Cook, que participou  do Cisco Live! para anunciar a criação conjunta  do aplicativo Security Connector para iPads corporativos. “Estamos adicionando segurança para ajudar nossos clientes a se tornarem empresas mais conectadas, colaborativas e seguras”. Aguardado para outono de 2017, o aplicativo oferecerá maior visibilidade sobre como os dispositivos móveis estão sendo usados com proteção aos usuários, garantiu Cook.

Defesa essencial ainda mais essa semana, quando a Talos identificou o ransomware “Nyetya” que aproveita EternalBlue e WMI em um movimento lateral dentro de uma rede afetada.

Assim, a defesa e escala em IoT também recebeu atenção especial em outro lançamento anunciado como a primeira solução baseada em políticas e regras que promovem um meio de proteção adaptável e extensivo dos serviços.

O IoT Threat Defense propõe uma segmentação de dados para que milhares de devices fiquem fora do alcance dos ataques de malware e ransomware. “Em caso de serem comprometidos, o Threat Defense previne os devices de serem usados como pivôs dos ataques que se movem pela rede”, explica o gerente de Marketing de Produto e Soluções para a Indústria da Cisco Security Business Group, Marc Blackmer.

Completando a oferta de soluções em monetização e segurança industrial em IoT, a Cisco divulgou ainda cinco produtos desenvolvidos por sua recém adquirida Jasper Technologies. A nova plataforma de segurança e conectividade multi-camada Connect é baseada na nuvem e ajuda as empresas e os provedores a lançar, gerenciar problemas e rentabilizar em ROI (Return of Investments) com serviços de IoT em escala global. “Estamos completamente roteados. Você pode adicionar e gerenciar dispositivos e redes, e adicioná-los ao DNA (Digital Network Architecture) Cisco ao mesmo tempo”, garantiu o VP de Gerenciamento de Produtos e Wireless da companhia, Sachin Gupta.

Velocidade

Em hardware, a provedora apresentou o switch Catalyst 9000 com o forte atributo de programação e personalização. Entre os destaques do processador, estão a execução de extensões de aplicativos na nuvem e de terceiros rapidamente. “É o principal switch corporativo do mundo. Está preparado para o IoT porque você pode dinamicamente entregar a segmentação de novas conexões através dele. E está pronto para dispositivos móveis, suportando fios e sem fio, na nuvem, garante o CEO Robbins.

Showcases

Durante os quatro dias do evento, os 28 mil participantes gastaram muita sola percorrendo o pavilhão World of Solutions visitando os estandes de grandes provedores como Dell, Legrand, e IBM. Além disso, conferiram uma infinidade de conferências, reuniões e showcases discutindo desafios de inovação, gestão em TI, conteúdo técnico além de tecnologias inteligentes inseridas no contexto social com carros e cidades conectados, realidade virtual, desenvolvimento colaborativo, parcerias globais, entre outros.

*A jornalista viajou a Las Vegas a convite da Cisco

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos