Tecnologia

IoT para medição individualizada de água reduz impactos ambientais

A Lei Nº 13.312 entrou em vigor em 2021, e torna obrigatório que todas as novas construções civis de condomínios sejam entregues com medição individualizada de água instalada

No mês de março é comemorado o Dia Mundial da Água, instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas). Também é um período bastante crítico, pois tem sido comum que a temporada de chuvas não elevam os níveis dos reservatórios o bastante para que haja tranquilidade no abastecimento na região sudeste do País. Um agravante é o consumo excessivo em condomínios residenciais e comerciais, onde as cobranças deveriam ser individualizadas, mas, na maioria dos casos, são realizadas por rateio.

Em contrapartida, a Lei Nº 13.312 entrou em vigor em 2021, e torna obrigatório que todas as novas construções civis de condomínios sejam entregues com medição individualizada de água instalada.

O consumo consciente pode ser acompanhado diariamente, trazendo economia de custos e diminuição de desperdício  

Estima-se que a medição individualizada de água conscientize os moradores de condomínios e estimule novos hábitos, reduzindo em até 30 por cento o consumo no período de três meses após sua implementação. Isso irá assegurar um consumo ecologicamente sustentável e a justiça social, por unidade habitacional, onde cada um pagará apenas por seu volume de água consumido.

A CAS Tecnologia está presente em todo o Brasil com soluções de medição remota e online de Água, Energia e Gás.

A Medição Individualizada de Água e Gás, realiza leitura remota através de tecnologia de comunicação IoT e Aplicativo para que o morador acompanhe seu consumo, receba alertas de suspeita de vazamento e estabeleça uma meta mensal.

O consumo consciente pode ser acompanhado diariamente, trazendo economia de custos e diminuição de desperdício.

Os sistemas da CAS Tecnologia atualmente monitoram mais de 2 milhões de pontos de medição.
Estima-se que esse ano, com a lei de Medição Individualizada de Água entrando em vigor, a procura por essas soluções em SP cresça até 50%.

Essa estimativa pode variar de acordo com a evolução das medidas relacionadas à covid-19, pois alguns condomínios ainda evitam o fluxo de pessoas em suas dependências, o que no caso da CAS, a solução já foi concebida com tecnologia de monitoramento 100% remoto, em que a leitura do consumo dispensa totalmente o acesso periódico de prestadores ao condomínio.

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos