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IoT deve ocupar mais espaço no investimento corporativo, aponta pesquisa

Segundo levantamento da Zebra Tecnologies, 57% das empresas têm uma visão IoT e 36% já implementaram. No futuro, a expectativa é que esse percentual aumente para 62%
IoT deve ocupar mais espaço no investimento corporativo, aponta pesquisa

Como estratégia corporativa, a visão da IoT é forte e o investimento aumentará nos próximos anos. Segundo levantamento da Zebra Tecnologies, 42% das empresas gastam mais de US $ 1 milhão em IoT anualmente, com uma média de 3,1 milhões por ano, e 75% esperam que esse valor aumente nos próximos anos. O estudo aponta ainda que 57% das empresas têm uma visão IoT e 36% já implementaram. No futuro, a expectativa é que esse percentual aumente para 62%.

O marco de uma empresa inteligente é composto por soluções tecnológicas que integram computação em nuvem, mobilidade e Internet das Coisas (IoT)

O Índice de Inteligência de Negócios, estudo global realizado pela Zebra Technologies, analisa em que etapa estão as empresas no caminho para se tornar uma “empresa inteligente”, além da maneira como elas estão conectando os mundos físicos e digitais para melhorar a visibilidade, a eficiência e o crescimento. Entre os destaques, o estudo aponta que 48% das empresas estão no processo para se tornar inteligentes, ficando entre 50-75 pontos do índice total, enquanto apenas 5% delas superam 75 pontos.

A experiência do cliente está direcionando o IoT. O levantamento aponta que 70% das empresas dizem que o principal motivador do seu investimento na IoT é melhorar a experiência do cliente. No futuro, espera-se que o crescimento das rendas (53%) e a expansão para novos mercados (51%) sejam os principais impulsionadores.

O compromisso empresarial é o mais importante, mas é preciso prestar mais atenção à cultura. Enquanto 77% das empresas têm um método para medir o retorno sobre o investimento do seu plano de IoT, 71% têm um plano IoT que aborda as mudanças culturais e de processos necessárias para a implementação.

Na contramão o estudo identificou que muitas empresas não possuem um plano de adoção. Mais de 50% das empresas esperam que sua solução IoT seja adotada, mas eles não têm um plano para lidar com a resistência. Somente os 21% que esperam resistência têm um plano para abordá-la.

As empresas mantêm os funcionários informados, mas há espaço para mais. Aproximadamente 70% das empresas compartilham informações sobre suas soluções IoT com seus funcionários, mais de uma vez por dia. Destes, mais de dois terços compartilham a informação em tempo real ou quase em tempo real. No entanto, apenas 32% fornecem informações processáveis para todos os funcionários e as informações são enviadas por email (69%) ou como dados brutos (62%).

O Índice de Inteligência de Negócios mede se as empresas atendem aos critérios que atualmente definem uma empresa inteligente. Estes incluem a visão da Internet das Coisas (IoT), seu plano de adoção e o compromisso comercial para desenvolver ROI para IoT. Os critérios foram determinados por gerentes, especialistas da indústria e reformadores de diferentes setores no Simpósio de Inovação Estratégica de 2016: The Intelligent Enterprise, organizado pela Zebra no ano passado em colaboração com o Centro de Tecnologia e Empreendedorismo em Harvard (TECH).

O marco de uma empresa inteligente é composto por soluções tecnológicas que integram computação em nuvem, mobilidade e Internet das Coisas (IoT), para detectar automaticamente informações sobre os ativos do negócio. Os dados operacionais desses ativos, incluindo status, localização, uso ou preferências, são “analisados” para fornecer informações que cheguem à pessoa certa no momento certo e que os usuários podem “agir” tomando decisões mais oportunas em qualquer momento e lugar.

“Uma empresa inteligente é aquela que aproveita os laços entre o mundo físico e o mundo digital para melhorar a visibilidade e mobilizar insights que criem melhores experiências de clientes, gerem eficiências operacionais ou permitam novos modelos de negócios. Muitas delas ainda estão formando suas estratégias de IoT, mas estamos vendo segmentos que identificaram casos de uso específicos e estão implementando soluções com força”, afirma Tom Bianculli, Chief Technology Officer, Zebra.

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