Destaque Mercado

Uma em cada 20 pessoas no mundo tem acesso a Internet Gigabit

De acordo com pesquisa da Viavi Solutions, a tecnologia está agora disponível para cerca de 5% da população global

Os Estados Unidos são o líder global em gigabits, com internet gigabit disponível para 68,5 milhões de pessoas, um adicional de 4 milhões desde agosto de 2018. Desde o ano passado, a China ultrapassou a Coreia do Sul como o país com a segunda maior disponibilidade de internet gigabit. Na China, a internet gigabit está agora disponível para 51,7 milhões de pessoas, representando um enorme salto de 31 milhões desde agosto do ano passado. No entanto, esse número representa apenas 3,7% da população do País.

À medida que as redes 5G com capacidade gigabit são ativadas em todo o mundo, a participação da tecnologia celular na provisão de internet gigabit aumentou com uma queda correspondente na participação da fibra  

Depois dos EUA e da China está a Coreia do Sul, com acesso gigabit para 46,9 milhões, a Espanha com 30,1 milhões e o Canadá com 15,9 milhões. Quando a cobertura é analisada de acordo com a porcentagem da população, Cingapura continua sendo a líder global, com Internet gigabit disponível para 95% da população.

Embora o status de um em cada 20 pessoas tendo acesso à Internet gigabit mostre um progresso global significativo, isso contrasta fortemente com os estimados 50% da população global que ainda não têm nenhuma forma de acesso à Internet. Nos últimos 12 meses, apenas dois novos países com gigabit ficaram online, a saber, o Bahrein e a Malásia. Isso diminuiu desde o ano passado, quando oito se juntaram aos rankings de países com Internet gigabit.

À medida que as redes 5G com capacidade gigabit são ativadas em todo o mundo, a participação da tecnologia celular na provisão de internet gigabit aumentou com uma queda correspondente na participação da fibra. Nos próximos dois anos, à medida que as redes 5G se espalharem, espera-se que essa tendência continue. No entanto, essa observação de primeira linha esconde o fato de que a fibra continua sendo a infraestrutura de backhaul preferida na maioria das redes de telefonia celular, cabo e telecomunicações, tornando a fibra um componente crítico, se às vezes oculto, para a maioria dos provedores de internet gigabit.

“Não é de surpreender que estamos vendo uma mudança gradual do fornecimento de internet gigabit com fio para tecnologias sem fio. À medida que as redes comerciais 5G estão sendo implementadas em maior número, o ritmo dessa transição aumentará radicalmente e logo alcançará um ponto de ruptura”, disse Sameh Yamany, Chief Technology Officer da Viavi. “No entanto, mesmo com o aumento global das redes 5G, a importância de testar e solucionar problemas de fibra permanecerá fundamental à medida que as operadoras móveis implementarem cada vez mais infraestrutura de rede baseada em fibra”.

Sobre o Viavi Gigabit Monitor
O Gigabit Monitor é uma ferramenta baseada na Web destinada a mostrar o estado atual da provisão de Internet gigabit em todo o mundo, com base em dados publicamente disponíveis. Esse banco de dados ativo é atualizado regularmente, com base em anúncios de implantação e feedback dos usuários. O site foi lançado pela Viavi em 2016 e acompanha implantações de gigabit desde 2004. O Gigabit Monitor exibe infográficos atualizados dinamicamente mostrando o estado atual da provisão de internet gigabit nos 51 países em que está disponível. O perfil da Internet gigabit de cada país exibe a cobertura populacional estimada, classificação global, lançamentos de gigabit ao longo do tempo e uma lista de fornecedores locais de gigabit.

Um infográfico resumindo os números chave pode ser baixado em
http://www.dropbox.com/sh/9kja86dd4na5uoc/AAB-_V2AkwXpKqixBF1zLSGMa?dl=0 e os dados online podem ser acessados no site do Gigabit Monitor.

Serviço
www.viavisolutions.com

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos