book_icon

Interatividade e desafios criativos são chaves para EAD durante pandemia

Nova Educa oferece curso gratuito para professores de escolas públicas e pequenas terem bons resultados com ensino à distância mesmo com poucos recursos e ferramentas
Interatividade e desafios criativos são chaves para EAD durante pandemia

Cerca de 154 milhões de crianças e adolescentes estão sem aulas na América Latina e Caribe – segundo a UNICEF – por conta da interrupção das classes para evitar a propagação do novo coronavírus. O MEC autorizou o ensino à distância mas muitas escolas não têm as ferramentas ou recursos para trabalhar através de ambientes virtuais, o que pode acarretar em atraso de aprendizagem ou mesmo abandono escolar em definitivo. Para ajudar os professores e instituições que ainda não conseguiram se adaptar, a consultoria Nova Educa lança o curso gratuito Criatividade em Aulas Online – Criando Projetos a Distância.
“O grande desafio nesse momento caótico é fazer as escolas que não têm estrutura e expertise funcionarem remotamente, para que consigam construir um bom conteúdo e transmiti-lo de forma e dar continuidade à educação”, diz Carlos Coelho, diretor de inovação da empresa. O workshop tem oito vídeos, que abordam temas fundamentais, como trabalho em grupo, planejamento da comunicação e gestão do projeto, e aponta interatividade, propostas multidisciplinares e planejamento como pontos-chave para que a metodologia dê certo.

A ideia é envolver multidisciplinaridade e em diferentes formas de apresentação  

O primeiro passo é repensar o formato das aulas e como os estudantes serão atingidos e vão se engajar, para que sejam mais interativas e participativas. “Em vez de 40 minutos de apresentação discursiva em que o aluno ouve o professor e depois responde a um questionário, o docente deve propor um desafio coletivo que faça com que ele trabalhe em equipe, se conecte com os colegas – cada um em sua casa – e organize como vão montar esse trabalho. A ideia é envolver multidisciplinaridade e em diferentes formas de apresentação”, sugere Coelho.
É possível ter bons resultados mesmo sem as condições dos grandes players, que têm estúdios para gravar as aulas, conseguem fazer a distribuição por um sistema de streaming que aguenta o fluxo de milhares de pessoas ao mesmo tempo e contam com um departamento de TI para dar suporte. Para tanto, a Nova Educa aponta que é preciso planejamento e uma boa gestão para entregar o conteúdo programado para o ano letivo “Por mais simples que seja aplicar EAD, é necessária muita atenção para o desenvolvimento e acompanhamento do projeto. Lembrando que a suspensão das aulas presenciais deve prevalecer por mais tempo do que os 30 dias propostos”, diz Coelho. Inicialmente, a educação online autorizada pelo MEC foi em caráter emergencial, mas prorrogável de acordo com instruções do Ministério da Saúde. A previsão, de acordo com o crescimento de casos do Covid-19 no Brasil e visto no mundo, é que se estenda por meses.
Escolas particulares aperfeiçoam EAD com interação e criatividade
Enquanto as instituições públicas buscam soluções para sanar a falta de recursos e de ferramentas e a dificuldade do acesso dos estudantes a computadores e à internet de qualidade, as escolas particulares têm de lidar com o risco de inadimplência – além do desafio de manter a concentração, o interesse e a disciplina dos alunos para gerenciar o tempo e o estudo, comum a ambas. “O segredo é ser criativo e incentivar maior interatividade e diversão, criando um ambiente mais propício para a absorção do conhecimento à distância”, ressalta o especialista em inovação.
A Nova Escola dá suporte às escolas, colabora para que criem projetos em EAD e que passem por esse período de pandemia da melhor forma: sem a necessidade de grandes investimentos e com transmissão do conteúdo de maneira eficiente. “Todos foram pegos desprevenidos e tiveram de improvisar para se adaptar à nova realidade. É um momento para se reinventar, fazer experimentações e usar a tecnologia em prol da educação”, diz Coelho. O curso online está disponível gratuitamente no canal de YouTube da Nova Educa.
Serviço
www.consultorianovaeduca.com.br

Comentários

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.