Artigos

Inteligência Artificial no Trabalho – O que podemos aprender com BYOD?

A revolução digital originária da experiência dos funcionários continua. Tudo começou com funcionários que levaram dispositivos pessoais para o trabalho. Em seguida, evoluiu rapidamente para o consumo de aplicativos. Atualmente, tecnologias emergentes, como inteligência artificial, estão migrando do mundo do consumidor ao escritório. Os times de TI assumem a liderança em capacitar os funcionários com tecnologias de inteligência artificial, como aprendizado de máquina e assistentes virtuais? Ou os funcionários vão liderar a revolução novamente e exigir inteligência artificial no trabalho? Esta é a tendência BYOD (Bring Your Own Device).

1. Olhando para Trás
Trazer o próprio dispositivo começou a se tornar uma tendência há mais de dez anos, mas muitas empresas de TI apenas apoiaram totalmente o conceito há alguns anos. No entanto, alguns proibiram esta prática, enquanto outros implementaram políticas que a limitam.

Embora as tecnologias do consumidor fossem proibidas no trabalho, funcionários e supervisores trabalhavam em seus dispositivos pessoais. A TI teve que levar em consideração as consequências de segurança e encontrar soluções para o gerenciamento de novos dispositivos e sistemas operacionais. O que começou como algo desafiador para as empresas de TI tornou-se uma forte tendência que beneficia funcionários e empresas.

A TI agora sabe que capacitar os funcionários com acesso seguro e contínuo a qualquer aplicativo em qualquer dispositivo resulta em funcionários e empresas com melhor desempenho. Observando o cenário atual, veremos que as tecnologias de IA orientadas para o consumidor encontram seu caminho para o mundo dos negócios.

2. De Volta ao Futuro – IA no Trabalho
Após a aceitação do consumidor e a mudança de atitudes, os assistentes inteligentes projetados para uma finalidade específica, abrem o caminho para a IA no trabalho. Assistentes inteligentes são uma adição natural a aplicativos inteligentes para smartphones. Com a ajuda de análises preditivas e aprendizado profundo, esses aplicativos inteligentes extraem dados significativos e utilizáveis em tempo real. As tecnologias de internet das coisas projetadas para uso doméstico também chegam ao escritório. Tecnologias baseadas em IA, como alto-falantes inteligentes, iluminação, termostatos e TVs, agregam rapidamente valor ao local de trabalho. Porque se eles nos facilita a vida em casa, por que não devemos utilizar essas ferramentas valiosas no trabalho?

Finalmente, os usuários esperam a mesma grande experiência digital no trabalho que em suas vidas pessoais, ou eles não utilizarão a nova tecnologia. Isso significa tirar proveito dos ganhos de produtividade em “momentos móveis”. O momento móvel mais comum ocorre no email. Espaço de trabalho. Quando fluxos móveis e espaço de trabalho são combinados, os usuários podem executar várias tarefas de um aplicativo (Boxer) em seus dispositivos móveis.

3. Uma Nova Mentalidade
Para TI, a IA oferece uma oportunidade de mudar da mentalidade de “deixe acontecer” para uma nova mentalidade que gira em torno de “abraçar e acelerar a inovação”. Ao adotar a IA no trabalho, a TI ajuda as empresas a estarem na vanguarda da curva tecnológica e a TI pode libertar funcionários e trazer paradigmas de negócios.

Em um ritmo vertiginoso, a tecnologia acionada por máquinas ajuda os funcionários a trabalharem melhor juntos e atenderem melhor os clientes. Imagine como a TI poderia fortalecer a colaboração e a inovação combinando vários aplicativos de IA. Fluxos de trabalho inteligentes como esse permitem à TI melhorar as experiências dos funcionários, otimizar recursos e aumentar a segurança. Ao colocar os funcionários em primeiro lugar e abraçar os aplicativos de IA no trabalho, a TI leva à inovação.

4. Qual o Próximo Passo
Atualmente muitas empresas já planejam implantar tecnologias de IA nos próximos anos. Para desbloquear o potencial da IA para os funcionários, a TI deve considerar os seguintes pontos:

1) Organização da IA: Estabelecimento de uma área de especialização em IA na TI, bem como um time de suporte que represente os interesses dos funcionários. Focando na IA responsável.

2) Otimizar para IA: Implantação rápida de pequenas implementações, coletar feedback, ajustar e implantar rapidamente.

3) Criar Oportunidades com a IA: Avaliar processos existentes e reconsiderando-os do ponto de vista da IA para melhorar a personalização, a eficiência e o serviço.

5. A IA é o novo BYOD (Bring Your Own Device)?
Sabemos que a inovação da IA tem o potencial de estimular a transformação digital mais rapidamente do que alguém jamais imaginou. E os benefícios potenciais são difíceis de ignorar. A automação baseada em IA economiza tempo dos funcionários, limitando tarefas diárias e repetitivas, permitindo que os funcionários gastem mais tempo resolvendo os desafios mais difíceis.

No entanto, a IA não precisa seguir o mesmo caminho do BYOD. O BYOD se tornou um problema de segurança e gerenciamento para empresas de TI resistentes. Mas quando a TI começou a participar e integrar a BYOD em sua estratégia, o lucro foi enorme. Da mesma forma, a IA orientada a negócios mostrará seu verdadeiro poder quando a TI integrar a IA direcionada ao conjunto de ferramentas dos funcionários. Para realmente capacitar os funcionários e criar valor real para as empresas, a TI tem a excelente oportunidade de ir além do que os funcionários exigem e alcançar uma transformação digital real.

Por Lenildo Morais, gerente de Projetos no Porto Digital de Pernambuco

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Aruba

Agenda & Eventos