Destaque Gestão

Integrar dados se mostra maior desafio da TIC em saúde

Especialista da área de saúde, aponta que a integração de dados é o maior desafio dos profissionais de Tecnologia da Informação no momento

A afirmação é de Fernando Torelly, assessor Técnico da presidência da Central Nacional Unimed. Conforme o especialista, ter uma base integrada dos dados de saúde de cada cidadão, que pudesse ser acessada por qualquer prestador de serviço do setor, seria o ideal para reduzir a ineficiência do sistema e permitir uma melhor gestão populacional, ampliando a possibilidade de planejamento e integração do sistema.

Neste caminho, ele ressalta que a Transformação Digital tem papel importante, trazendo, como principal ganho, a facilidade de os pacientes poderem ter acesso a suas informações de forma mais adequada.

“O sistema de saúde público e privado poderá qualificar o engajamento dos pacientes através de aplicativos que monitorem a saúde do indivíduo e indiquem situações onde será necessária a intervenção da equipe de saúde”, afirma Torelly.

As instituições de saúde brasileiras estão no caminho certo, ampliando significativamente seus investimentos em TI, principalmente nas áreas de segurança da informação e inteligência de dados  

“Com a base de dados integrada, será possível construir modelos preditivos que sinalizarão ações de saúde e evitarão a ocorrência de desfechos clínicos indesejáveis. No futuro, com a saúde totalmente digital e integrada, o paciente poderá ser convidado a buscar um médico ou um hospital antes da ocorrência de eventos mais graves”, complementa o gestor.

E, na avaliação do especialista, as instituições de saúde brasileiras estão no caminho certo, ampliando significativamente seus investimentos em TI, principalmente nas áreas de segurança da informação e inteligência de dados.

“Acredito que as instituições líderes da área da saúde do Brasil terão, nos próximos anos, níveis de investimentos similares a organizações internacionais”, projeta.

Com uma carreira marcada por organizações de destaque, conhecidas por serem referências nacionais no setor de saúde e também na atenção aos investimentos em inovação, Torelly também destaca como elo comum entre todas a atenção constante à evolução do conhecimento, compartilhamento de experiências e uso da tecnologia.

“As organizações líderes do segmento no Brasil convivem com as principais instituições do mundo na pauta da qualificação dos sistemas públicos e privados de saúde. O desafio global é entregar mais saúde com qualidade e por um custo compatível com a capacidade de pagamento da sociedade. O uso intensivo de tecnologia e a necessidade de modelos inovadores de cuidado são tendências importantes para o sucesso deste desafio”, ressalta o executivo.

Segundo ele, o desafio da TI neste cenário é suportar a transição do atual modelo clínico de cuidado necessário frente ao envelhecimento da população e o aumento das doenças crônicas, que necessitam de cuidados contínuos por um longo período da vida.

Sobre as contribuições da TI para a saúde, o vice-presidente e diretor de Marketing do Seprorgs, Donald Reis, afirma que se trata de algo vultoso. “Basta ver as aplicações de robótica ao campo cirúrgico e o uso crescente da Inteligência Artificial para tratamento de enfermidades como câncer, Alzheimer, problemas cardíacos, por exemplo”, lembra o vice-presidente.

Além disso, recente pesquisa da revista Medicina S/A indica que 85% dos hospitais brasileiros projetam destinar recursos para tecnologias digitais ainda em 2019.

O especialista proferiu palestra sobre o tema no Mesas TI, evento que o Seprorgs, em 13 de setembro, em Porto Alegre. O presidente do Seprorgs, Diogo Rossato, enfatiza que a saúde é um setor alicerce para toda a sociedade. “Trazer este tema para o Mesas TI, com a participação de uma autoridade no meio, como Fernando Torelly, é nossa forma de contribuir para o fomento e propagação desta tendência”, finaliza.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos