book_icon

Integração dos canais de venda é a realidade da nova relação com o consumidor

A pandemia da Covid-19 degringolou o cenário econômico e vem desafiando os empreendedores a se reinventarem para que tenham fôlego o suficiente para superar a crise. A adoção do trabalho remoto, negociação de contratos com fornecedores (se necessário), reavaliação dos custos operacionais e a implantação de novas ferramentas tecnológicas têm feito parte da rotina de grande parte das empresas.
O varejo está sofrendo um grande impacto, pois, com o fechamento temporário dos serviços não essenciais os lojistas perderam um importante canal de venda: o ponto físico. Apesar de preocupante, esse é o momento de enxergar novas possibilidades e investir em funcionalidades que permitirão manter o negócio em desenvolvimento.
Levar sua operação para o digital é uma estratégia eficiente, isso porque nas últimas semanas houve um aumento no tráfego dos e-commerces, ainda que algumas categorias sofreram quedas significativas como a de vestuário, por outro lado supermercados e farmácias estão sobrecarregados. Uma recente pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) junto com a Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado voltada ao e-commerce, mostrou que houve um aumento de 80% em compras de supermercados feitas pela internet.
Além disso, há ainda mais novos consumidores online, ou seja, aqueles que antes não eram familiarizados com as compras digitais, passaram a conhecer essa possibilidade. Isso mostra o quanto o digital permite aos empreendedores atenderem a nível nacional e sem barreiras! E ao integrar os canais de vendas tradicionais, como a loja física – por exemplo -, com o virtual, é possível explorar ao máximo a interação com o consumidor.
Seja pelas redes sociais ou implantação de uma plataforma virtual, é importante analisar qual é o formato mais adequado para o seu modelo de negócio e ao validar a escolha, invista nesse canal, pois, também é uma valiosa ferramenta para compreender o comportamento e as preferências do seu cliente. E a partir dessas informações, é possível desenvolver campanhas específicas para cada perfil de consumo ou clubes de vantagens.
A integração é inevitável, visto que, a partir do momento que o cliente está no digital uma empresa não pode mais ser somente analógica. Essa é a hora para os varejistas que ainda não possuem uma operação virtual, estudarem o mercado e buscarem a melhor solução que os atendam, pois, quando a crise passar – e ela vai passar -, estaremos diante de um novo cenário de consumo.
Por Lucas Fernandes, CEO da NewLentes

Últimas Notícias
Você também pode gostar

Comentários

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.