Gestão

Insurtech brasileira Planetun utiliza IBM Cloud para acelerar processo de seguro

A Planetun verificou que 30% das fotos submetidas pelo App Web de Vistoria Prévia, solução que permite que os usuários tirem e enviem fotos para pedidos de seguros on-line, não podiam ser aproveitadas pelas seguradoras

A IBM anunciou hoje que a Planetun, insurtech brasileira especializada no desenvolvimento de soluções de tecnologia para o setor de seguros, trabalhou com a IBM Garage para implementar o Watson Visual Recognition rodando em IBM Cloud para acelerar o processo de pedidos de seguro de automóveis e reduzir custos de gerenciamento de aplicações.

A Planetun verificou que 30% das fotos submetidas pelo App Web de Vistoria Prévia, solução que permite que os usuários tirem e enviem fotos para pedidos de seguros on-line, não podiam ser aproveitadas pelas seguradoras. Elas eram, por exemplo, cortadas incorretamente ou muito escuras. Para tornar esse sistema mais eficiente, era preciso diminuir o percentual de fotos inutilizáveis. A Planetun então passou pela IBM Garage em São Paulo para implementar o serviço de Watson Visual Recognition através da IBM Cloud para permitir a análise automática das fotos submetidas.

Agora, o aplicativo pode analisar imagens quase em tempo real e informar aos clientes imediatamente se suas imagens não forem utilizáveis, dando a eles a oportunidade de tirar as fotos novamente e reduzindo em 53% o retrabalho das seguradoras em função de imagens erradas 

Além de integrar inteligência artificial à aplicação, a IBM Garage também ajudou a Planetun a implementar outras tecnologias de nuvem, incluindo o IBM Cloud Kubernetes Service, que oferece um serviço gerenciado para aplicações e automatização de cargas de trabalho, segurança e escalabilidade. Isso permite flexibilidade no momento de atualizar e gerenciar o app. Ao dividir o aplicativo em componentes menores, ficou mais fácil criar um novo serviço ou continuar com um existente para manter a satisfação do cliente.

Agora, o aplicativo pode analisar imagens quase em tempo real e informar aos clientes imediatamente se suas imagens não forem utilizáveis, dando a eles a oportunidade de tirar as fotos novamente e reduzindo em 53% o retrabalho das seguradoras em função de imagens erradas. Com o aplicativo, aproximadamente 80% das fotos submetidas são aceitas. Ao reduzir a quantidade de fotos inutilizáveis compartilhadas pelo aplicativo, a equipe Planetun não precisa mais avaliar e sinalizar manualmente esses envios, reduzindo tempo de resposta e permitindo aos agentes focarem em oferecer o melhor serviço possível para os clientes. A solução também reduziu os custos de gerenciamento de aplicativos em 60%. Desde o lançamento do aplicativo, 250.000 casos foram processados e 2 milhões de fotos e documentos analisados.

“Compreender o que o Watson poderia nos trazer em termos de reconhecimento de imagem com soluções via inteligência artificial, e a implementação segura, flexível e escalável via IBM Cloud, foi essencial para o sucesso”, disse Henrique Mazieiro, CEO da Planetun. “Com as atualizações no App Web de Vistoria Prévia, agora oferecemos velocidade e assertividade nos processos às seguradoras, proporcionando uma experiência única no mercado de seguros para seus clientes”.

“A Planetun está usando o poder dos serviços de IBM Cloud como um disruptor no setor de seguros para gerar economia e eficiência para processos operacionais que são tradicionalmente pesados e consomem tempo”, disse Katie Kean, vice-presidente da IBM Garage. “As empresas de seguro como a Planetun estão recorrendo à IBM para acelerar sua jornada de cloud para gerar inovação e acessar tecnologias avançadas, ao mesmo tempo em que garante a segurança dos dados dos clientes.”
Com o aprendizado do projeto com a IBM Garage e os resultados da implementação para o seguro de automóveis, a Planetun agora busca expandir o uso de soluções cognitivas para outros produtos, como serviços de previdência privada.

O anúncio adiciona à lista das principais seguradoras, como Primerica, Prudential Singapore, Allianz Taiwan e Associação Americana de Serviços de Seguros (AAIS), que estão impulsionando o crescimento e a inovação com a IBM Cloud.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos