book_icon

Ingredion lança programa de inovação aberta

Projeto é desenvolvido para o público interno e externo, baseado em dois pilares de atuação
Ingredion lança programa de inovação aberta

A Ingredion, empresa global em soluções de ingredientes para as indústrias de alimentos, bebidas, nutrição animal, farmacêutico, papel, entre outros, com clientes em mais de 120 países e vendas anuais de quase US$ 6 bilhões, lança o seu Programa de Inovação Aberta para fortalecer, ainda mais, a posição que ocupa na vanguarda da inovação – em 2019, a empresa foi eleita, pela terceira vez consecutiva, uma das mais inovadoras na categoria Alimentos, Bebidas e Ingredientes pelo prêmio Valor Inovação Brasil.
O programa de inovação aberta foi lançado para toda a América do Sul e está apoiado em dois pilares: inovar com startups e inovar como startups.

O programa de inovação aberta foi lançado para toda a América do Sul e está apoiado em dois pilares: inovar com startups e inovar como startup  

Inovar com startups
O Ingredion Open, que inicia no Brasil, é um programa focado em gerar negócios de forma rápida, indo além de mentorias, capacitações e eventos. A ideia é oferecer às startups a possibilidade de serem contratadas como fornecedoras ou parceiras da Ingredion para a solução de seis desafios propostos pelos colaboradores e priorizados pela liderança. Os desafios abrem oportunidades para HRTechs, Indústria 4.0, Fintechs e Foodtechs. São eles:
• Gestão de ponto e jornada de trabalho;
• Automação do planejamento da produção industrial;
• Gestão digital de documentos fiscais;
• Antecipação de recebíveis;
• Rastreabilidade de matéria-prima;
• Novos canais para comercialização de ingredientes.
Startups que tenham aderência aos desafios e pelo menos um produto ou serviço disponível no mercado podem participar do Programa. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site https://www.ingredionopen.com.br/ até o dia 26 de abril.
As startups escolhidas serão anunciadas no dia 30 de abril e enfrentarão as seguintes etapas:
• Pitch Day, em 7 de maio, para defesa da proposta,
• Imersão em cada um dos desafios, juntamente com a área correspondente da Ingredion, de 23 a 25 de junho,
• Criação de piloto, com desenvolvimento e teste prático,
• E, por fim, apresentação dos resultados obtidos em 28 de outubro.
“Diferente de outras iniciativas, o Ingredion Open é um programa focado em gerar negócios de forma rápida, além de possibilitar que as startups testem suas soluções e tecnologias com uma empresa  em seu setor de atuação, como é o caso da Ingredion. É muito importante ressaltar que, em função do enfrentamento a COVID-19, estamos preparados para realizar as etapas virtualmente, com toda a segurança que o momento pede. Refletimos muito sobre lançar o programa agora, e nossa decisão foi a de seguirmos ativos. Também, por entendermos a importância de fomentar pequenos e médios negócios, ainda mais vulneráveis no contexto dessa crise”, pontua Adriana Rached, diretora de Estratégia e Negócios na Ingredion, responsável pela iniciativa na companhia.
Inovar como startup
Com este objetivo, a Ingredion se valeu do que a faz ser uma das 150 melhores empresas para se trabalhar no País e preparou duas ações centrais, focadas em seu público interno. São elas:
Acelerar um projeto estratégico: a equipe terá de acelerar um projeto que esteja relacionado a uma das plataformas de crescimento da empresa (Proteínas de Planta, Sistemas de Ingredientes, Redução de Açúcar, Textutizantes, Ingredientes Naturais). O trabalho será desenvolvido como se fosse uma startup, com teste de hipóteses por meio de prototipação de mercado e dedicação do time em tempo integral ao projeto.
Programa Shark Tank: os times ou colaboradores poderão apresentar ideias para melhorar a eficiência operacional em suas áreas. Aquelas que forem “compradas” pelos “investidores” representados por um grupo de líderes serão testadas, com piloto prático, para uma possível implementação.
“Acreditamos que as pessoas são a grande força por trás da Ingredion. Por isso, não podíamos pensar em inovação e oportunidade de novos negócios sem envolver as equipes. Acreditamos que iremos encontrar e despertar muitos intraempreendedores. Temos muitas ideias, o desafio é executar e saber se funcionam. E ninguém melhor para fazer isso do que quem teve a ideia e acredita na proposta”, comenta Adriana Rached.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.