Carreira

Ingenico anuncia parceria para formação de profissionais

Empresa e Universidade Federal de Campina Grande atuam em conjunto para melhorar a formação de estudantes de graduação e pós-graduação em Campina Grande (PB)

Um dos grandes desafios dos profissionais é encontrar formas de aliar conhecimento teórico com experiência prática. Do mesmo modo, encontrar talentos com bagagem técnica e vivência corporativa também pode ser uma tarefa bastante complexa para as empresas. Com base nessas constatações, a Ingenico, empresa mundial em tecnologia de meios de pagamento, e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) anunciam parceria de colaboração para a formação de estudantes de graduação e pós-graduação de Campina Grande (PB).

“O investimento no desenvolvimento de pessoas é um dos valores prioritários da Ingenico, por isso estamos muito felizes com a parceria com a UFCG, que nos permite preparar futuros profissionais para um mercado de trabalho que está em constante transformação”, afirma Fernanda Pinchetti, diretora de Recursos Humanos da Ingenico para a América Latina.

“Trabalhamos como uma startup dentro da Universidade, acompanhando nosso avanço de forma contínua e com contato frequente com a equipe da empresa, em São Paulo”  

O projeto tem como objetivo aproximar o aprendizado acadêmico e as demandas práticas de uma empresa multinacional com mais de três décadas de atuação e presença em aproximadamente 170 países. O programa, criado há cinco anos e que agora está em uma nova fase, já colaborou com a formação de mais de 100 alunos dos cursos de graduação, mestrado e doutorado da UFCG, além de gerar inovação e novas oportunidades também para a Ingenico no Brasil e em outros países da América Latina, como México e Colômbia.

“Ao levar a realidade corporativa para dentro da sala de aula, estamos ajudando o Brasil a ter mais profissionais qualificados e preparados para atuarem no mercado de trabalho”, afirma Akira Higashi, Engenheiro Especialista da Ingenico. Segundo o especialista, o apoio dos estudantes está, atualmente, concentrado no desenvolvimento de software para diagnóstico e monitoramento remoto dos terminais de pagamento. Novos projetos-pilotos desenvolvidos permitiram a redução de problemas lógicos de máquinas e de cerca de 30% no tempo de análise de equipamentos durante as ações de manutenção.

Coordenado pelo professor Wilkerson Andrade, da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação da UFCG, o programa apoia as ações de manutenção corretiva e preventiva, com sistemas de acompanhamento a distância e checagem virtual, que otimizam o trabalho dos técnicos durante as etapas de reparo e configuração dos equipamentos. A parceria é vista como uma das mais importantes ações de aproximação entre empresas e universidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Do ponto de vista da Universidade, o apoio da Ingenico é uma oportunidade de ampliar o conhecimento de professores e alunos sobre as novas de demandas digitais do mercado de trabalho. “Trabalhamos como uma startup dentro da Universidade, acompanhando nosso avanço de forma contínua e com contato frequente com a equipe da empresa, em São Paulo”, explica Wilkerson.

Na opinião do professor, a iniciativa gera uma série de avanços para os participantes. “Estamos conseguindo resolver questões práticas do dia a dia ao formar profissionais preparados para fazer análise e para aturarem na correção de questões técnicas”, afirma. Prova disso é que a parceria entre a UFCG e a Ingenico tem sido amplamente elogiada no País e no exterior, a exemplo do que ocorreu recentemente no Canadá e no Congresso Brasileiro de Desenvolvimento de Software.

De acordo com Higashi, o resultado alcançado não é uma surpresa. “Sempre tivemos uma grande sinergia com a equipe da escola de tecnologia da UFCG, que é uma das melhores instituições do País em termos de formação e pesquisa técnica. Realizamos um processo de seleção, mas rapidamente nos tornamos parceiros da Universidade Federal de Campina Grande. Nossa jornada de inovação continua”, diz

Serviço
www.ingenico.com.br

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos