Mercado

Industrial IoT Solutions prevê atingir crescimento superior a 120% em 2021

Novas parcerias e contratações de revendas e de colaboradores estão nos planos da empresa para o próximo ano

A pandemia e os consequentes períodos de quarentena e de fechamento das atividades afetaram de forma drástica a economia mundial, obrigando as empresas, e sobretudo a maioria das indústrias, a repensarem suas estratégias e formas de atuação. Esse panorama contribuiu para que a Industrial IoT Solutions, distribuidora de soluções para a Indústria 4.0, fechasse 2020 com faturamento bruto da ordem de US$ 1,05 milhão na América Latina, abaixo das estimativas previstas no ano passado, porém bem acima a 2019. “A Covid-19 restringiu a capacidade de visitar os clientes para entender seus problemas e propor soluções. Usamos ao máximo a conexão remota; no entanto, nossas tecnologias requerem visitas em campo para podermos demonstrar sua eficácia, o que não pôde ser feito”, destaca Hélio Samora, CEO da empresa, acrescentando que várias indústrias se viram obrigadas a adiar ou mesmo cancelar vários projetos, o que também reduziu substancialmente as oportunidades de negócios.

A estimativa para 2021 é atingir um faturamento de US$ 2,5 milhões, 60% dos quais no Brasil e 40% nos demais países da América Latina. “Acredito que haverá uma retomada dos investimentos no próximo ano devido à adequação das empresas às restrições impostas pela pandemia e pós-pandemia. É um processo que já está se acelerando em vários segmentos industriais e a expectativa é de que as condições para novos projetos e negócios ocorram de forma similar ou até melhores do que antes da pandemia”, opina Samora.

 A Industrial IoT Solutions está finalizando o plano de contratação de colaboradores e de recrutamento de novas revendas para suportar o crescimento esperado, superior a 120%  

Na avaliação do empresário, além de regras diferentes que cada país implementou, vários segmentos industriais foram afetados de maneira distinta em 2020. O mercado de mineração, por exemplo, foi fortemente prejudicado especialmente no Peru, obrigando as mineradoras a suspender totalmente as operações. No Brasil, a paralisação foi parcial na maioria dos estados e total em outros. Já a indústria de plásticos, focada em embalagens, foi muito beneficiada com o aumento da demanda, enquanto outros segmentos desse setor ficaram parados.

Em 2021, os investimentos em novas tecnologias como IoT e IA deverão aumentar segundo Samora, até por conta do exemplo das indústrias que já tinham adotado essas soluções antes da pandemia e por esse motivo conseguiram driblar mais facilmente as dificuldades impostas. É o que demonstra a pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) que ouviu cerca de 500 indústrias de todos os portes na última semana de outubro e publicada com exclusividade no jornal O Estado de São Paulo. De acordo com esse estudo, 54% das indústrias que adotaram de uma a três tecnologias digitais na produção registraram lucro igual ou superior ao período pré-pandemia, ficando sete pontos percentuais acima do registrado pela indústria analógica. Isso porque as empresas que usaram as tecnologias da Indústria 4.0 conseguiram manter o ritmo da produção no período de isolamento.

Samora acredita que as perspectivas para o próximo ano são animadoras devido à nova parceria firmada com a Litmus Automation, cujas plataformas fecham um grande “gap” que as implementações de IoT costumam ter no que se refere à conectividade com múltiplos sensores, PLCs e máquinas no chão de fábrica, facilitando a integração com as redes de TI de forma rápida, inteligente e segura. “Nossa expectativa é implementar a solução em dezenas de projetos de IoT em 2021”, destaca Samora, acrescentando que a Industrial IoT Solutions está finalizando o plano de contratação de colaboradores e de recrutamento de novas revendas para suportar o crescimento esperado, superior a 120%.

A Industrial IoT Solutions é uma distribuidora de soluções de tecnologia da informação focada em entregar soluções comprovadas de IIoT (Industrial Internet of Things) para as indústrias de mineração, plásticos, construção civil, petróleo & gás e manufatura na América Latina. Com mais de 30 anos de histórico de sucesso, a equipe da empresa trabalha em estreita colaboração com os clientes para implementar soluções inovadoras com sucesso e entregar o ROI esperado. A empresa distribui atualmente as tecnologias da sensemetrics, Hexagon Xalt, Oden Technologies e Litmus Automation, com escritórios em São Paulo, no Peru e no México.

Serviço
https://i-iotsolutions.com

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos