book_icon

iDEXO: a nova aceleradora digital da TOTVS

Instituto criado pela TOTVS pretende estimular coinovação entre startups, empreendedores e o mundo corporativo
iDEXO: a nova aceleradora digital da TOTVS

A TOTVS é a mais nova empresa a criar uma iniciativa de fomento a startups. A empresa anunciou o iDEXO, instituto sem fins lucrativos que tem o propósito de conectar startups, empreendedores e desenvolvedores a grandes empresas na busca por novas soluções de negócios. O espaço, localizado nas instalações da empresa em São Paulo, terá 180 estações de trabalho disponíveis, que poderão abrigar 40 startups. Cada ciclo de aceleração dura três meses e o primeiro terá início em novembro.

“Queremos criar um sólido programa de incentivo ao empreendedorismo no País, com a formação de profissionais preparados para adaptarem seus negócios a um mundo em constante mudança”, Laércio Cosentino

Concebida no modelo de plataforma aberta de inovação, o iDEXO vai disponibilizar infraestrutura e tecnologias (incluindo abertura de APIs) e aplicar as mais modernas metodologias globais de mentoria, desenvolvida pela escola sueca Hyper Island. “O objetivo é fomentar e conectar ideias exponenciais para o mercado”, afirma Gustavo Torres, diretor geral do iDEXO.

A ideia é criar um grande ecossistema baseado no conceito de coinovação, ou seja, incentivar a conexão entre empresas já consolidadas de mercado com novos empreendedores para que, juntos, possam inovar e criar soluções para demandas de organizações e setores. Segundo o executivo, as startups terão acesso aos mais de 30 mil clientes dos parceiros associados e focarão projetos disruptivos de IoT, Blockchain e inteligência artificial. “Se forem complementares, os projetos podem, inclusive, ser oferecidos em conjunto”, explica.

Para dar aos novos negócios suas primeiras conexões ao mercado, o instituto conta com a TOTVS, uma das fundadoras da iniciativa, o Banco ABC, um banco múltiplo especializado na concessão de crédito e serviços para empresas de médio a grande porte e a Soluti, empresa especializada em certificação digital.

Reforçam ainda o time de parceiros outros nomes de peso, como o Governo de Ontário, principal província canadense, que apoiará na divulgação internacional do projeto e captação das startups, a Mobile Marketing Association (MMA) e a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs).

Como funciona

Tudo começa com seleções, que acontecerão três vezes ao ano, para novos empreendedores, sejam startups ou desenvolvedores autônomos, que desejem se juntar ao instituto e colaborar nos projetos. Essas chamadas partirão sempre de um desafio de negócio e a primeira delas deve ser realizada em novembro deste ano.

Após as inscrições, as melhores ideias para solucionar o problema divulgado serão selecionadas e ingressam no programa iDEXO, com duração de três meses. Neste período, os empreendedores receberão todo apoio técnico, infraestrutura e mentoria necessários para desenvolverem seus produtos.

No final, terão que apresentar seus projetos para uma banca, formado por profissionais de mercado e de empresas associadas, que escolherão os ganhadores. As soluções que já estiverem maduras poderão receber investimentos das organizações parceiras, para continuarem seus negócios de forma independente.

Criando um ecossistema global

Uma das ações que permitirá ao instituto atingir seus objetivos é a consultoria da Hyper Island, a mais renomada escola do mundo de inovação digital com foco no desenvolvimento do pensamento criativo, que vai trabalhar fortemente o mindset e cultura dos empreendedores selecionados. Com uma nova forma de pensar, planejar e executar seus projetos, a aposta do iDEXO é que saiam dali negócios bem estruturados para o mercado consumidor global.

“Acreditamos que criar espaços para acelerar a experimentação e o aprendizado pode gerar benefícios diretos e indiretos muito valiosos para o nosso ecossistema como um todo. Ficamos muito honrados de poder colaborar com esta iniciativa”, diz Nathalie Trutmann, Managing Director Latin America da Hyper Island.

A primeira startup a usufruir desses benefícios é a RetailApp Inc., companhia americana especialista em tecnologias para o varejo. A empresa, baseada em Miami, atingiu um rápido sucesso internacional com sua plataforma desenhada para conectar toda uma organização, em poucas horas, através de indicadores de performance combinados com recursos de rede social.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.