A IBM segue fortalecendo sua plataforma de educação gratuita Open P-Tech por meio da colaboração com importantes organizações mundiais e regionais para acelerar o acesso de estudantes do ensino médio, educadores e familiares a ferramentas e conteúdo de qualidade. As colaborações incluem acesso à conteúdo sobre tecnologias como Inteligência Artificial, Nuvem e Blockchain, com o objetivo de promover o conhecimento e a aplicação dessas tecnologias disruptivas a temas como sustentabilidade, ciência, astronomia e astrofísica.
“As colaborações que estamos estabelecendo buscam atrair o interesse dos estudantes e capacitá-los sobre sustentabilidade, ciências, astronomia e tecnologias disruptivas. Em tempos de distanciamento social, a tecnologia nos conecta, nos une e nos empodera. Queremos despertar a curiosidade dos jovens para que comecem a explorar o mundo das ciências e tecnologia com uma perspectiva sustentável desde cedo. Assim, podemos ajudá-los a desenvolver as habilidades que serão necessárias para formar parte da força de trabalho do futuro”, explicou Flavia Roberta Silva, head de Corporate Social Responsibility para a IBM América Latina.
Um caminho para um mundo mais sustentável
O novo Canal de Recursos de Sustentabilidade para Educadores oferece apoio a docentes do ensino médio para que possam identificar a realidade do lixo eletrônico, como ele se conecta com a gestão de resíduos, o risco para o meio ambiente, entre outros. Foi desenvolvido junto a reconhecidas organizações, como Chesapeake Bay Foundation, The Nature Conservancy e World Wide Fund for Nature.
A sustentabilidade ambiental é um imperativo empresarial relacionado com o meio ambiente e está desafiando as estratégias e modelos de operação das organizações em todos os setores. Estudo recente de IBM revelou que quase 80% dos consumidores indicam que a sustentabilidade é importante para si e 60% está disposto a mudar seus hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental.
Por meio dessa aliança, a plataforma Open P-Tech oferecerá aulas, atividades de educação sobre sustentabilidade, feira virtual de carreiras e experiências de planejamento profissional. Dado que a sustentabilidade impulsiona o sucesso de uma empresa no cenário competitivo do mercado atual, os recursos do novo canal do Open P-Tech irão apoiar os educadores a liderar debates produtivos sobre mudanças climáticas e gestão de resíduos eletrônicos para abordar problemas da realidade e planejar cadeias de suprimentos, energia e operações de resíduos sustentáveis.
Uma viagem pelo Cosmos, pelos eclipses e mistérios do Universo
Na América Latina, IBM, organizações e instituições astronômicas da região anunciaram um acordo para capacitar jovens sobre astronomia, astrofísica e ciências em espanhol e português.
Por meio do canal de Astronomia no Open P-Tech, os estudantes e educadores de ensino médio poderão acessar conteúdo científico de 14 organizações, incluindo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Fapesp, e Observatório Nacional – ON. Além disso, o canal disponibiliza um formato holográfico e uma experiência 360º de realidade aumentada sobre os astros, desenvolvida pela startup UXart, que é parte do Startup with IBM.
Agora, os estudantes poderão acessar conteúdo organizado em diferentes módulos – um por instituição de astronomia participante da América Latina – com cursos, conferências, vídeos, podcasts, experimentos e materiais de divulgação sobre astronomia em geral, buracos negros, asteroides, física e astrofísica, entre outros.
“O Observatório Nacional possui em seu DNA a missão de levar o conhecimento de ciências, como a astronomia, para a sociedade e esta parceria com a IBM nos permitirá expandir o alcance de nosso vasto acervo sobre astronomia com os estudantes de ensino médio e professores do Open P-Tech, ajudando a motivar nestes jovens o aprendizado de importantes habilidades profissionais do futuro”, afirma Ricardo Ogando, astrofísico do Observatório Nacional.
“A Fapesp e a IBM são parceiras de longa data em iniciativas que impulsionam o ecossistema de inovação e educação no Brasil e poder contribuir com conteúdo de astronomia para o Open P-TECH é uma forma a mais de colaborarmos, também, com a formação de jovens estudantes do ensino médio, abrindo as portas para que conheçam um pouco mais dessa fascinante disciplina que é a astronomia”, afirma Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da Fapesp.
Educadores, voluntários ou estudantes que estejam interessados em saber mais sobre os programas e as habilidades para ter sucesso podem acessar o link abaixo.
Serviço
www.ptech.org/br/open-p-tech/
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