Gestão

Hughes implementa solução para despacho de ordens de serviço na Cemig Distribuição

Projeto vencedor de licitação inova ao integrar aplicação do cliente com soluções personalizadas na tecnologia de comunicação bidirecional via satélite e celular

A Hughes, empresa mundial em telecomunicações via satélite, foi a empresa vencedora, mediante licitação pública, de projeto para implementar a solução de despacho de ordens de serviço para a Cemig Distribuição S.A. (Cemig D). O objetivo do projeto, que acaba de finalizar sua primeira fase, é garantir a disponibilidade de comunicação – com cobertura via satélite e celular – para viaturas, disponibilizando uma solução robusta e estável.

O início do trabalho teve como foco principal garantir a eficiência operacional da Cemig, integrando seu sistema proprietário às soluções da Hughes, que foram totalmente personalizadas para o projeto e envolvem serviços on-site, suporte remoto, serviços de instalação, manutenção e de telecomunicações de dados em sistema híbrido (via satélite e celular). O resultado só foi possível pela dedicação da equipe da Hughes, Cemig D e parceiros dessas empresas na busca constante de melhorias para atender aos requerimentos do negócio da companhia energética, contribuindo para cumprimento dos indicadores da Aneel e conforme contrato de concessão.

A segunda fase consiste em adaptar as aplicações da Hughes e da Cemig para que elas rodem no sistema operacional Android. Nessa fase, a Hughes também disponibilizará até 1.600 tablets para a Cemig 

De acordo com Amos Maidantchik, diretor corporativo da Hughes, a missão desse projeto é modernizar o despacho de ordens de serviço da Cemig e, consequentemente, aumentar a disponibilidade de comunicação, com reflexo positivo para a população mineira. “É com grande satisfação que estamos trabalhando em um projeto tão inovador. Nesta primeira fase, desenvolvemos soluções específicas e criamos sistemas exclusivos, voltados para as necessidades da Cemig, sempre tendo em mente a melhoria de sua eficiência operacional”, ressalta Maidantchik.

A segunda fase consiste em adaptar as aplicações da Hughes e da Cemig para que elas rodem no sistema operacional Android. Nessa fase, a Hughes também disponibilizará até 1.600 tablets para a Cemig.

Implementação

“A dedicação e o esforço da Cemig D, da Hughes e dos demais parceiros foi fundamental para implementação dessa solução. O despacho de serviços técnicos e comerciais para as equipes de campo e o bom funcionamento da solução são imprescindíveis para a operação da companhia energética na prestação de serviços de qualidade à população de Minas Gerais”, afirma João Luiz Silva Barbosa, superintendente de Tecnologia da Informação e Telecomunicações.

Atualmente a Hughes tem o sistema estabilizado e rodando em toda a frota da Cemig. A segunda fase contempla aplicar versão de software que possibilite à solução funcionar no sistema operacional Android, representando atualização tecnológica e obtenção dos benefícios de uma plataforma mais moderna e de melhor usabilidade para equipes de campo.

Hughes Network Systems, empresa  global em tecnologia de banda larga via satélite e soluções residenciais e corporativas. Seu serviço de internet de alta velocidade via satélite é a HughesNet, a maior rede satelital do mundo, com mais de 1,3 milhão de clientes residenciais e corporativos nas Américas do Norte e do Sul. Para grandes empresas e governos, a empresa oferece a solução de serviços de gerenciamento de redes HughesON, que proveem soluções de conectividade completas com um mix optimizado de tecnologias terrestres e satelitais.

serviço
http://www.hughes.com.br.

A EchoStar Corporation  é um provedor global premium de soluções de comunicação via satélite. Localizada em Englewood, no Colorado, e fazendo negócios em todo o mundo, a EchoStar é pioneira em tecnologias de comunicação seguras por meio dos segmentos de negócio Hughes Network Systems e EchoStar Satellite Services.

Serviço
http://www.echostar.com.

A Cemig é um dos grupos do segmento de energia elétrica do Brasil, participando em mais de 175 empresas, além de consórcios e fundos de participação. Companhia de capital aberto controlada pelo Governo do Estado de Minas Gerais, possui 127 mil acionistas em 44 países.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos