Tendências

Huawei e Cogent concluem primeira fase de testes de codificador de transmissão 4K 5G

O novo sistema de transmissão de vídeo, primeiro do tipo no mundo, cabe em uma mochila, e pode concluir a coleta e edição de vídeo no local

A Huawei e a Cogent concluíram em conjunto a primeira fase de testes dos codificadores de transmissão 4K integrados aos módulos 5G, no Wireless X Labs da Huawei, em Xangai. O sucesso do projeto-piloto de transmissão de ponta a ponta (E2E), primeiro do tipo no mundo, marca um passo importante para a adoção comercial das aplicações 5G na indústria de mídia.

O codificador é o primeiro produto industrial pré-comercial do mundo que suporta as tecnologias 5G SA e NSA (autônoma e não autônoma) na transferência de vídeos para servidores localizados na nuvem, em que os vídeos são distribuídos para os dispositivos de pós-processamento, ao mesmo tempo em que os servidores oferecem suporte ao monitoramento de SLA (Service Level Agreement). Isso permite que os principais indicadores de desempenho (KPIs) sejam coletados dinamicamente para determinar se a qualidade do link atende aos requisitos de upload de vídeo.

O codificador é o primeiro produto industrial pré-comercial do mundo que suporta as tecnologias 5G SA e NSA (autônoma e não autônoma) na transferência de vídeos para servidores localizados na nuvem, em que os vídeos são distribuídos para os dispositivos de pós-processamento, ao mesmo tempo em que os servidores oferecem suporte ao monitoramento de SLA (Service Level Agreement)  

As mochilas de transmissão 5G 4K foram introduzidas pela primeira vez na indústria de mídia em 2019. Esse é um tipo de transmissão que aproveita recursos oferecidos pelo 5G como ampla cobertura, elevada largura de banda e baixa latência. Além disso, elas oferecem uma alternativa ideal aos sistemas de links de fibra óptica, links de micro-ondas e vans de transmissão externa (OBs) necessários para a transferência de vídeos 4K para estúdios em tempo real, que possibilitam a utilização de várias câmeras, coordenação regional e expedição remota.

Esses são os primeiros testes de integração realizados para aplicações de mídia em conjunto com dois módulos MH5000, desenvolvidos pela Huawei para dar suporte à transmissão no modo de compartilhamento de tráfego dinâmico para vídeos 4K de 40 Mbps. No futuro, as mochilas de transmissão 5G 4K se tornarão mais compactas e leves, apresentando apenas codificadores e baterias, e sem necessidade do equipamento de instalações do cliente (CPE) e telefones celulares, além de oferecer recursos mais fortes e maior duração da bateria.

“Os aplicativos da indústria comercial 5G são integrados aos módulos 5G e à funcionalidade de monitoramento SLA nativo e exigem otimizações personalizadas para mecanismos de serviços sem fio em áreas extensas”, disse Zhao Qiyong, diretor da Wireless X Labs. “As mochilas 5G 4K integradas aos módulos 5G são um exemplo típico dos esforços que estão sendo feitos nessa área. As redes 5G e os terminais associados já estão em processo de adoção comercial em larga escala, e a Huawei continuará a trabalhar com parceiros da indústria para habilitar indústrias verticais com tecnologia 5G e transformar esses estudos de caso em aplicações comerciais”.

Serviço
www.huawei.com

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos