Tendências

HPE lança plataforma de processamento em tempo real para telecom

A Hewlett Packard Enterprise - HPE anuncia lançamento do Sistema de Borda Convergente HPE Edgeline EL8000 para ajudar os CSPs a capitalizar serviços de baixa latência e com uso intensivo de dados para entrega de mídia, mobilidade conectada e soluções para cidades inteligentes

conceito de computação de bordas Com base em padrões abertos para aumentar a flexibilidade e reduzir custos, o sistema permite que os provedores processem grandes quantidades de dados em tempo real diretamente na borda. A HPE também anuncia parceria com a Samsung e a Tech Mahindra para acelerar a adoção do CSG 5G: a partir do uso da nova tecnologia HPE, as companhias vão implantar a próxima geração de aplicativos virtuais 5G centrados em borda.

Segundo a IDC, mais de 150 bilhões de dispositivos estarão conectados em todo o mundo até 2025, sendo que a maioria deles estará criando dados em tempo real. Como resultado, a consultoria prevê que os dados em tempo real representem quase 30% da esfera de dados globais até 2025. Estimado em 33 zettabytes em 2018, a expectativa é que que o Datasphere Global aumente para 175 zettabytes até 2025. [1]

Para fornecer novos serviços que aproveitem esse enorme crescimento de dados em tempo real, os CSPs devem transformar suas redes de telecomunicações em sistemas de TI padrão e arquiteturas definidas por software, como redes virtuais de acesso via rádio – vRAN e sistemas virtuais de terminação de cable modem – vCMTS. O Sistema de Borda Convergente HPE Edgeline EL8000 foi desenvolvido como um substituto econômico para os atuais sistemas de borda proprietários dos provedores de serviços de comunicação, entregando desempenho e versatilidade aprimorados para serviços digitais em tempo real com grande volume de dados. Além disso, o design exclusivo do Sistema de Borda Convergida do HPE Edgeline EL8000 oferece alto desempenho e latência ultrabaixa para os casos de uso mais exigentes, incluindo streaming de mídia, IoT, inteligência artificial e análise de vídeo em um formato compacto e robusto, que oferece manutenção otimizada de borda e gerenciamento de sistemas remotos.

A HPE colabora com a Samsung e a Tech Mahindra para impulsionar a transformação da borda da rede 

“Os CSPs percorreram um longo caminho na virtualização de suas redes. Como isso continua, a distribuição de comunicações convergentes e a capacidade computacional em toda a rede reduzem custos e melhoram o serviço”, afirma o Dr. Tom Bradicich, vice-presidente e gerente geral de Servidores Convergentes, Sistemas Edge e IoT da HPE. “O Sistema de Borda Convergente HPE Edgeline EL8000 oferece os recursos de sistemas proprietários fechados e muitas outras funcionalidades e benefícios, mas em uma plataforma de padrões abertos, combinada com a comprovada TI de classe de data center”.

Projetado para desafios reais de borda em telecomunicações

O expressivo crescimento do volume de dados exige que os CSPs implantem sistemas de borda de alto desempenho em seus sites de células, geralmente em ambientes remotos e hostis. Além disso, essa infraestrutura deve suportar muitos requisitos de carga de trabalho e de qualidade de serviço para os quais são usadas fatias personalizadas da rede. O Sistema de Borda Convergente HPE Edgeline EL8000 oferece uma combinação inédita de recursos para atender a esses desafios, incluindo:

 Design compacto e robusto otimizado para locais inóspitos: Excedendo os requisitos dos padrões industriais NEBS e ASHRAE classes 3 e 4, o sistema HPE é resistente a influências ambientais críticas como calor, choque, vibração e failover, suportando operação contínua entre 0 e 55 graus Celsius. Pode ser montado em rack ou individualmente em qualquer espaço disponível e possui a funcionalidade de resfriamento de frente para trás e de trás para frente.
 Projetado para baixa latência e alto desempenho, o Sistema de Borda Convergente HPE Edgeline EL8000 impulsiona aplicativos com uso intensivo de dados na borda: O design de soquete único, equipado com processadores escaláveis high-end Intel Xeon, reduz a latência e o consumo de energia. Os componentes do sistema podem ser combinados, escalonados e substituídos para atender demandas em constante mudança, suportando GPUs NVIDIA Tesla, FPGAs da Intel e Xilinx, NICs da Intel ou Mellanox, entre outros, e até 1.5TB de memória e 16TB de armazenamento.
 Opções modulares de blade e chassi para diversos usos: Com uma variedade de opções de profundidade e largura para blades e chassis, o sistema pode ser configurado e dimensionado de maneira flexível para atender a requisitos de uso novos ou variáveis. Esta flexibilidade permite que os CSPs estendam implantações de pequenas e microcélulas, garantindo que a cobertura de celular possa acompanhar o número crescente de dispositivos conectados.
 O provisionamento com um clique e o gerenciamento remoto de sistemas garantem disponibilidade e desempenho contínuos em locais distantes das células: a tecnologia HPE iLO 5 e o software de gerenciamento de chassi recém-desenvolvido permitem provisionamento remoto, monitoramento contínuo de integridade do sistema, atualizações e gerenciamento do Sistema de Borda Convergente HPE Edgeline EL8000 em milhares de locais de célula, de torres de célula a plataformas de petróleo, sem a necessidade de expertise em TI no local.

“O trabalho conjunto entre a HPE e a Intel resultou nessa plataforma versátil para a transformação da rede na borda”, comenta Sandra L. Rivera, vice-presidente sênior e gerente geral do Network Platforms Group da Intel. “O Sistema de Borda Convergente HPE Edgeline EL8000 permitirá redes inteligentes, flexíveis e de alto desempenho, necessárias para fornecer alta largura de banda e baixa latência para serviços de borda e 5G”.

A HPE colabora com a Samsung e a Tech Mahindra para impulsionar a transformação da borda da rede

Para ajudar os CSPs a acelerar sua transformação 5G, a HPE e a Samsung Electronics Corporation estão trabalhando em parceria para fornecer uma solução comercial vRAN de ponta a ponta baseada nas tecnologias de rede de rádio e serviços de integração de sistemas da Samsung e no Sistema de Borda Convergente HPE Edgeline EL8000.

“Samsung e HPE combinam seus pontos fortes em redes de rádio, sistemas de ponta e infraestrutura de telecomunicações para impulsionar a mudança para uma borda de rede padrão e baseada em software”, complementa Wonil Roh, vice-presidente de Estratégia de Tecnologia da Samsung Network Business. “O Sistema de Borda Convergente HPE Edgeline EL8000 desempenhará um papel fundamental no desafio da Samsung de desenvolver as redes de nossos clientes com 5G vRAN”.

Enquanto alguns CSPs pretendem implantar 5G a partir de 2020, outros podem não ser capazes de fazê-lo por alguns anos, o que pode deixar regiões inteiras sem cobertura 5G. Como parte deste processo provisório, os CSPs estão se voltando para o software MEC – Multi-Access Edge Computing, que oferece muitos dos benefícios do 5G, mas usando a infraestrutura 4G LTE. Por este motivo, a HPE está trabalhando em parceria também com a Tech Mahindra, empresa global em software MEC, para fornecer soluções MEC baseadas no Sistema de Borda Convergente HPE Edgeline EL8000.

“Esta parceria é um passo importante para impulsionar uma transformação rápida e tranquila em direção a padrões abertos na borda nos mercados de telecomunicações e comunicações”, disse Karthikeyan Natarajan, diretor global de Engenharia, IoT E Mobilidade Empresarial da Tech Mahindra. “Como líder em software e serviços de Telco e Comms, a Tech Mahindra vê a HPE como a parceira ideal para nos ajudar a fornecer experiências significativamente melhoradas aos usuários, particularmente através da transformação, muitas vezes desigual, de 4G para 5G”.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos