book_icon

Hackers brasileiros usam extensão do Chrome para golpes

Ciberataques miravam pessoas dentro das empresas responsáveis por transações financeiras
Hackers brasileiros usam extensão do Chrome para golpes
reprodução imagem da extensão do chrome

Uma extensão do Chrome usada por cibercriminosos brasileiros foi removida pelo Google da loja de aplicativos do navegador. Segundo identificou a Kaspersky Brasil, a ameaça tinha como alvo os usuários corporativos, com o objetivo de roubar credenciais bancárias.

Segundo a Kaspersky, hackers usaram extensões maliciosas em outros ataques no Brasil, incluindo alguns que visam boletos

Os hackers usavam redes sociais para identificar as pessoas dentro das empresas responsáveis por transações financeiras. A partir daí, ligavam para as vítimas e pediam a atualização no módulo de segurança do banco, sem a qual o acesso à conta seria bloqueado. As vítimas, então, instalavam uma extensão do Chrome chamada Interface Online, da Internet Security Online.

O telefonema tinha instruções sobre como atualizar o suposto módulo de segurança. A vítima devia acessar um endereço web e, ao clicar em “Instalar”, era redirecionada para a página da extensão na Chrome Store. O código malicioso capturava os dados inseridos na página do banco.

Renato Marinho, diretor de pesquisa da Morphus Labs e membro do SANS Internet Storm Center, divulgou o golpe. De acordo com ele, os hackers estão concentrados em apenas alguns alvos corporativos e o malware tem relativamente poucas detecções no VirusTotal.

Fabio Assolini, analista sênior de malware da Kaspersky no Brasil, afirmou que o ataque foi identificado em 8 de agosto e os servidores de comando e controle foram apontados e bloqueados pelos produtos da empresa. Mas, com o servidor C2 ainda está funcionando, Marinho confirmou que este não era um ataque generalizado e que outros hackers usaram extensões maliciosas em outros ataques no Brasil, incluindo alguns que visam boletos.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.