2017

para o mercado de distribuição brasileiro

Gráficos

2017 será um ano decisivo para o setor de distribuição de tecnologia no Brasil

Vivenciamos, agora, o período em que o motor do crescimento pode rever a curva de queda dos últimos anos. São dois os desafios: levantar de um momento muito fraco de vendas é o primeiro. Além disso, é necessário que haja uma mudança estrutural para que seja possível se adaptar a venda de soluções, antes feita por VARs e integradores.

O setor de TI faturou R$ 10,5 bilhões no último ano. O número representa uma queda de 9% e é R$ 1 bilhão a menos do que o valor acumulado em 2015, de acordo com a Associação Brasileira dos Distribuidores de Tecnologia da Informação (Abradisti) e do IT Data.

Para 2017, no entanto, a expectativa é que esse quadro se reverta. A alta será impulsionada pelas próprias empresas do setor, a partir do aumento da oferta de novos serviços em seus portfólios e variedades de produtos.
É importante lembrar que, além das condições econômicas, algumas categorias de produtos também impactaram diretamente para esse resultado em queda. Nesse cenário, destacamos o comércio de PCs e Notebooks, que teve retração de 28% no último ano – embora a expectativa seja de que esse ramo fique estável em 2017. Junto a isso, a venda de Componentes, por exemplo, registrou perda de participação, caindo de 15 para 12,6% na movimentação geral do segmento.

Por outro lado, novas categorias ganharam destaque, sobretudo as de produtos não relacionados diretamente à Tecnologia da Informação, como a venda de TVs e Telefonia, entre outros. Essa proposta de atuação aumentou significativamente seu impacto nas vendas da Distribuição, ampliando sua participação de 16,6% para aproximadamente 20,3%.

Vale ressaltar, ainda, o fortalecimento de áreas tecnológicas em expansão com os serviços de Computação em Nuvem que, em 2015, representavam 0,1% das vendas, sendo responsável em 2016 por 2% das oportunidades fechadas pelas distribuidoras. No mesmo caminho, seguem as Soluções de Segurança Digital e de Automação Comercial, impulsionadas pelas demandas locais e de consumo.

Gráfico Brasil

Notícias

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos e novidades da área de tecnologia? No Guia Mercado de tecnologia de A a Z você se informa sobre tudo o existe de mais novo na área, além de ter a oportunidade de contribuir para fomentar o debate e conhecimento sobre o tema.

Quer participar? Envie a sua notícia sobre carreira, lançamentos e novidades na área preenchendo o formulário. É só clicar aqui.