Destaque Tecnologia

Google lança aplicativo com reconhecimento de fala para crianças

App conta com nove idiomas, incluindo Inglês, Espanhol, Português, Hindi e uma coleção de histórias de todo o mundo

O Google anuncia, a partir de hoje, a ampliação do acesso ao aplicativo Read Along , um aplicativo Android para crianças de cinco anos ou mais que ajuda no aprendizado de leitura, fornecendo feedback verbal e visual enquanto lêem histórias em voz alta. O app usa a tecnologia de reconhecimento de fala do Google para ajudar a desenvolver habilidades de alfabetização e já está disponível em mais de 180 países e em nove idiomas, entre eles inglês, espanhol, português e hindi.

Veja como funciona:
Com o Read Along do Google, as crianças contam com a ajuda de uma amiga de leitura no aplicativo – a Diya – para aprender e desenvolver suas habilidades de leitura independentemente. O aplicativo traz uma coleção de histórias de todo mundo e jogos que surgem ao longo de cada atividade concluída.

Enquanto a criança leem em voz alta, Diya usa a tecnologiade texto-para-fala e de reconhecimento de fala do Google para detectar se ela está tendo dificuldades ou está lendo a passagem com sucesso e dá um feedback positivo e incentivante ao longo do caminho. A qualquer momento, basta tocar na Diya para obter ajuda para pronunciar uma palavra ou frase. À medida em que vão avançando, as crianças podem coletar estrelas e distintivos, o que as motiva a continuar brincando e lendo. Cada experiência é personalizada e o app reconhece o nível de dificuldade apropriado de histórias e jogos com base no desempenho do nível de leitura.

O Read Along preserva a segurança e a privacidade das crianças e não possui anúncios ou direciona para compras no aplicativo. Não é requerido login para a utilização do aplicativo, que também funciona off-line sem Wi-Fi ou dados. Os pais podem se conectar ao Wi-Fi periodicamente para realizar o download de histórias adicionais.

O Read Along está disponível gratuitamente para dispositivos Android no Google Play.

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos