O Gimba é um distribuidor de materiais de escritório, informática e limpeza, pioneiro no mercado de gestão e distribuição de suprimentos, realizando entregas em todo o território nacional, com ênfase para o estado de São Paulo. A missão da empresa é fornecer com máxima excelência suprimentos essenciais para o dia a dia de pessoas e negócios, trazendo soluções inovadoras que resultem em praticidade e economia para as organizações.
Buscando inovar para superar os desafios do mercado, o Gimba decidiu procurar por um parceiro que pudesse auxiliar com o mapeamento de sua infraestrutura de TI, diagnóstico e proposição de alternativas para superar alguns desafios. Ao início do Assessment de TI, foram definidos pelas equipes como principais objetivos identificar problemas de performance no e-commerce B2B e B2C, propôr ações de melhoria para garantir alta disponibilidade a serviços críticos e reduzir o risco de downtime por vulnerabilidade da infraestrutura.
“O cenário da infra antes do Assessment era de muita incerteza. Se eles tinham infraestrutura, equipe e ferramenta, por quê tinham problemas? Às vezes, o que falta para as empresas superarem uma questão é o olhar especializado e com foco em um problema específico – e este foi o caso do Gimba”, afirma Cássio Nascimento, Gerente de Projetos da Binario Cloud.
O papel da Binario Cloud foi de alocar uma equipe especializada em cada uma das camadas, desde a rede física até o ambiente computacional, visando desenhar a arquitetura encontrada, apontando os pontos de falha e apresentando um diagnóstico junto ao plano de ação. A maior preocupação da equipe nesse momento foi ouvir as dores da empresa, entender as ideias do time do Gimba e compreender a situação atual de sua infra.
Todos esses dados foram traduzidos em diagnóstico por meio da classificação das operações por nível de prioridade; desta forma, foi apresentado um plano de ação que contemplou as expectativas da empresa. Foi detectada também a necessidade de se priorizar aplicações relacionadas aos negócios no ambiente do Gimba. Para garantir a eficácia, o trabalho foi iniciado por um Outsourcing de parte da operação de TI.
Os principais desafios durante o Outsourcing foram a construção e otimização de processos operacionais, de comunicação e de consolidação das rotinas internas de maneira mais eficiente. Para isso, a Binario Cloud focou em quebrar barreiras de comunicação e em estabelecer uma nova cultura baseada em processos, com mais automação e a quatro mãos.
Por meio do Assesment de TI, a Binario Cloud forneceu um estudo completo de sua infra, sem consumir tempo da equipe do Gimba. Assim, foram trazidas melhorias diretas para a redução do tempo de carregamento das páginas do e-commerce. Quanto aos processos, foi proposto um reforço na equipe com experiência em gestão, que atuasse como um CIO. Para as plataformas e-commerce, foi recomendado um plano de ação que permitiu o ganho em performance e proteção dos portais B2B e B2C contra ataques de segurança da informação.
Já o Outsourcing permitiu uma alta eficiência na execução dos processos, mitigando riscos e dando celeridade à tratativa das demandas de negócios. Os resultados mais impactantes foram a redução de custos, otimização de processos, estabilidade e automação das operações e maior disponibilidade do time de TI Gimba.
“Com o Assessment foi possível obter redução de 6% nos custos da operação de TI em função da melhor organização da rotina e automação, além de um incremento na qualidade da execução da operação. Outro benefício foi o diagnóstico da infraestrutura atual e o fornecimento de um plano de ação para melhorar o uptime das aplicações, seja com ações de incremento e atualização de infraestrutura para garantir alta disponibilidade, seja com redistribuição da carga e virtualização de servidores”, afirma Luiza Pedro, Gerente de TI do Gimba.
Hoje, a palavra da vez na empresa é a colaboração para a melhoria dos resultados. Após o Outsourcing de Operações pela Binario Cloud e o início do trabalho baseado nos resultados do Assessment, a redução das atividades de operação e gestão de incidentes permitiu ao time de TI do Gimba focar no atendimento das novas demandas de negócio e melhorias na integração entre sistemas. Dessa forma, também foi observado um crescimento pessoal em diversas áreas proporcionado pelo trabalho realizado, o que tem tudo a ver com o mindset inovador que o mercado pede.
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