O Brasil é um dos maiores mercados do mundo quando o assunto é tecnologia da informação: ocupando a 9ª posição no mercado global de softwares, o faturamento desse setor foi de US$18,6 bilhões no ano passado. Em 2017, o Brasil investiu cerca de US$38 bilhões em softwares, hardwares e outros serviços do mercado de T.I.
Com mais de onze mil empresas atuando no desenvolvimento e na comercialização de produtos relacionados a este mercado, o Brasil é líder na América Latina e representa 36,5% das vendas totais do setor – a região sudeste é a que mais fatura no país, gerando 62,46% do faturamento brasileiro. Tal cenário positivo reflete diretamente no mercado de franquias, que muito tem contribuído para a economia brasileira.
Apenas no terceiro trimestre deste ano o franchising movimentou R$44,74 bilhões, 6,3% de alta em relação ao mesmo período do ano passado. O saldo também foi positivo para o setor de Comunicação, Informática e Eletrônicos que faturou R$1,35 bilhões com variação de 7,8% em novas unidades, diz a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
“Aos poucos a economia vai reativando e voltando a crescer, com isso as pessoas passam a ter mais confiança para investir”, afirma Marcelo Salomão, diretor executivo da Gigatron Franchising, rede desenvolvedora de softwares de gestão para empresas que atuam no varejo.
Com 61 unidades franqueadas, a Gigatron desenvolve softwares com o objetivo de auxiliar e melhorar a administração da empresa, facilitando a vida do gestor. São padarias, minimercados, lanchonetes, restaurantes e diversos outros estabelecimentos que utilizam os serviços prestados pela marca – a atuação da rede se restringe à empresas do varejo com atuação em compra e venda de produtos cujo faturamento não ultrapasse R$3,6 milhões ao ano.
Seja em casa ou no trabalho, a tecnologia faz parte da nossa rotina, e no cotidiano das empresas a situação não é diferente. Controlar a produção, o estoque e o faturamento do negócio passou a ser mais prático e organizado do que era antes. “Aliar a tecnologia à rotina do empresário deixou de ser um luxo para ser algo extremamente necessário. Um software de gestão ajuda em diversas frentes, por exemplo: na produtividade dos funcionários que não precisam perder mais tempo conferindo o estoque pessoalmente, já que tudo está ali no computador ou no celular. Isso melhora a qualidade do serviço e ajuda no desenvolvimento de novos produtos, pois o empresário tem tempo para focar em outras atividades”, explica Salomão.
O diretor acredita que todos os objetivos traçados para este ano foram alcançados, dentre eles o aumento no volume de negócios e a concretização de projetos importantes, como o modelo White Label, a homologação do PAF para o estado de Santa Catarina e o lançamento de um software PDV (ponto de venda) em nuvem.
“O mercado de automação e tecnologia cresce a cada ano, as pessoas estão buscando cada vez mais a mobilidade da tecnologia. A evolução desse mercado é tornar os processos mais intuitivos e rápidos para os usuários”. Neste ano, a rede comercializou 18 novas franquias, garantindo à Gigatron um faturamento de R$8 milhões.
Para o próximo ano a Gigatron vai virar sua atenção para o estado de Santa Catarina e a região Nordeste com soluções que atendem, inteiramente, toda a legislação das regiões. Além disso, a rede já tem em desenvolvimento um sistema PDV embarcado numa máquina de cartão. Com essas e outras iniciativas a Gigatron espera inaugurar 80 novas unidades em 2019.
Serviço
Para mais informações, acesse http://www.gigatron.com.br
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