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Gigantes do mercado se unem para combater a desinformação

Adobe, Arm, BBC, Intel, Microsoft e Truepic formam coalizão para desenvolver padrão aberto para rastrear origem de conteúdo digital
Gigantes do mercado se unem para combater a desinformação

Um grupo de empresas influentes no mercado de tecnologia e mídia anunciou uma parceria para a formação da Coalition for Content Provenance and Authenticity (C2PA), um projeto da Joint Development Foundation criado para combater a desinformação e a fraude de conteúdo online por meio do desenvolvimento de padrões técnicos para certificar a fonte, história ou procedência do conteúdo de mídia. Os membros fundadores Adobe, Arm, BBC, Intel, Microsoft e Truepic buscam estabelecer uma solução de procedência padronizada com o objetivo de combater o conteúdo enganoso.

As organizações membros do C2PA trabalharão juntas para desenvolver especificações de conteúdo para tipos e formatos de ativos comuns, permitindo que editores, criadores e consumidores rastreiem a origem e evolução de uma peça de mídia, incluindo imagens, vídeos, áudio e documentos. Essas especificações técnicas incluirão a definição de quais informações estão associadas a cada tipo de ativo, como essas informações são apresentadas e armazenadas e como as evidências de adulteração podem ser identificadas.

Com a fundação do C2PA, os padrões técnicos serão unificados enquanto essas duas entidades continuam a buscar a adoção, prototipagem e educação em suas respectivas comunidades

O padrão aberto do C2PA dará às plataformas um método para preservar e ler conteúdo digital baseado em procedência. Como um padrão aberto pode ser adotado por qualquer plataforma online, é fundamental para aumentar a confiança na Internet. Além da inclusão de vários tipos de mídia em escala, o C2PA está conduzindo uma experiência de proveniência de ponta a ponta, desde o dispositivo de captura até o consumidor de informações. A colaboração com fabricantes de chips, organizações de notícias e empresas de software e plataforma é crítica para facilitar um padrão de origem abrangente e impulsionar uma ampla adoção em todo o ecossistema de conteúdo.

A formação do C2PA reúne os membros fundadores da Content Authenticity Initiative (CAI) liderada pela Adobe e do project origin liderado pela Microsoft e pela BBC, unificando as especificações técnicas em uma única entidade. O CAI está construindo um sistema para fornecer procedência e história para mídia digital, dando aos criadores uma ferramenta para reivindicar a autoria e capacitando os consumidores a avaliar se o que estão vendo é confiável. A Project Origin tem suas raízes na produção e distribuição de notícias. O esforço tem se concentrado em combater a desinformação no ecossistema de notícias digitais anexando sinais a uma parte do conteúdo para demonstrar sua integridade e disponibilizando essas informações para aqueles que as usam. Com a fundação do C2PA, os padrões técnicos serão unificados enquanto essas duas entidades continuam a buscar a adoção, prototipagem e educação em suas respectivas comunidades.

O anúncio do C2PA se baseia em vários avanços recentes na procedência do conteúdo, incluindo os esforços do Project Origin para desenvolver um pipeline para sinalização, certificação e rastreamento da história do conteúdo de notícias; a primeira demonstração ponta a ponta do CAI de proveniência para mídia capturada online; e o desenvolvimento da Truepic da primeira integração nativa de tecnologia de smartphone de captura de fotos protegida por hardware.

O projeto de padrões e tecnologias que podem certificar a origem e procedência do conteúdo online é um passo importante para lidar com as crescentes preocupações com a manipulação e fabricação de notícias e informações.

Serviço
c2pa.org

Comentários

  1. Eliana

    Ditadores de m***. Como se não fosse possível burlar isso.

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