Gestão

Gartner revela as tendências tecnológicas para a área de governo

Os CIOs podem usar a lista para identificar as tecnologias que melhor atendem às suas prioridades de recuperação pós-pandemia

O Gartner divulgou o relatório Top Technology Trends in Government for 2021, em que lista as dez principais tendências de tecnologia de governo para 2021 com potencial de acelerar a inovação digital e otimizar ou transformar os serviços públicos. As dez principais tendências tecnológicas estratégicas do Gartner para o governo neste ano surgem dos desafios criados pela pandemia e da necessidade de modelos operacionais flexíveis que suportem interrupções significativas.

A lista de tendências tecnológicas está diretamente ligada à administração pública e às questões políticas que os líderes governamentais devem abordar. Os CIOs de governo podem usar essa lista para identificar as tendências de tecnologia que melhor atendem às suas prioridades de recuperação pós-pandemia e estabelecer a lógica, o momento e a prioridade dos investimentos em tecnologia. Confira um resumo dessas tendências:

O envolvimento
multicanal do cidadão é um envolvimento bidirecional e transparente com os constituintes além das fronteiras organizacionais, ao mesmo tempo que oferece uma experiência personalizada usando os canais preferidos e mais eficazes para alcançá-los

Modernização legada acelerada

Os governos experimentaram as limitações e os riscos impostos por infraestruturas e sistemas centrais herdados de décadas. Para estar mais bem equipado para lidar com a próxima interrupção, os CIOs de governos estão acelerando a mudança para arquiteturas modulares e modernas. Embora a necessidade de modernização do legado não seja nova para os CIOs, os desafios relacionados à pandemia serviram apenas para aumentar a consciência dos riscos resultantes e da necessidade disso. O Gartner prevê que até 2025, mais de 50% das agências governamentais terão modernizado os aplicativos legados essenciais para melhorar a resiliência e a agilidade.

Segurança Adaptativa

Uma abordagem de segurança adaptativa trata o risco, a confiança e a segurança como um processo contínuo e adaptável, que antecipa e atenua as ameaças cibernéticas em constante evolução. Esta abordagem apresenta componentes para previsão, prevenção, detecção e resposta. Ele renuncia às noções tradicionais de perímetro, assumindo que não há limite entre seguro e inseguro, uma mudança conceitual necessária dada a migração para serviços em Nuvem. O Gartner prevê que 75% dos CIOs de governos serão diretamente responsáveis ​​pela segurança fora de TI até 2025, incluindo ambientes operacionais e de tecnologia de missão crítica.

Qualquer coisa como um serviço (XaaS)

XaaS é uma estratégia de sourcing apenas em Nuvem, que envolve a aquisição de uma gama completa de serviços de negócios e TI por assinatura. A resposta à pandemia e a necessidade crítica de entrega de serviços digitais exacerbaram as pressões para modernizar aplicativos e infraestrutura legados. O XaaS oferece uma alternativa para a modernização da infraestrutura legada, fornece escalabilidade e reduz o tempo de entrega de serviços digitais. O Gartner prevê que 95% dos novos investimentos em TI feitos por agências governamentais serão feitos como uma solução de serviço até 2025.

Gerenciamento de caso como serviço (CMaaS)

O trabalho de caso é o estilo de trabalho predominante em governos, com todo o portfólio pesado de legado de soluções monolíticas de ponto de gerenciamento de caso encontrado em muitos departamentos. CMaaS é uma nova maneira de construir agilidade institucional, aplicando princípios e práticas de negócios combináveis, para substituir os sistemas de gerenciamento de casos legados por produtos modulares que podem ser rapidamente montados, desmontados e recompostos em resposta às necessidades de negócios em constante mudança. O Gartner prevê que até 2024, as organizações governamentais com uma arquitetura de aplicativo de gerenciamento de casos combinável implementarão novos recursos pelo menos 80% mais rápido do que aqueles sem essa tecnologia.

Identidade Digital do Cidadão

Identidade digital é a capacidade de provar a identidade de um indivíduo por meio de qualquer canal digital do governo disponível aos cidadãos, o que é fundamental para a inclusão e o acesso aos serviços do governo. Os ecossistemas de identidade digital estão evoluindo rapidamente e levando os governos a assumir novos papéis e responsabilidades. O assunto está no topo das agendas políticas, então os CIOs do governo devem vincular a identidade digital a casos de uso relevantes. O Gartner prevê que um verdadeiro padrão de identidade global, portátil e descentralizado surgirá no mercado em 2024, para tratar de casos de uso de negócios, pessoais, sociais e sociais e de identidade invisível.

Empresa governamental compostável

A empresa governamental composta é qualquer organização governamental que adote princípios de design combináveis. Isso permite que eles ampliem a reutilização de recursos e se adaptem continuamente às mudanças nas expectativas regulatórias, legislativas e públicas. Os CIOs estão adotando um governo composto para superar as abordagens existentes e isoladas para gerenciar serviços, sistemas e dados que limitam a capacidade dos governos de se adaptarem às necessidades em rápida evolução da sociedade digital emergente. O Gartner prevê que 50% das empresas de tecnologia que fornecem produtos e serviços para o governo oferecerão recursos de negócios em pacotes para dar suporte a aplicativos combináveis até 2023.

Compartilhamento de dados como um programa

O compartilhamento de dados geralmente é ad hoc no governo, impulsionado por casos de uso de alto perfil, como incidentes de proteção infantil ou violência de gênero, que não podem ser facilmente generalizados. O compartilhamento de dados como um programa o transforma em um serviço escalonável, com vários recursos reutilizáveis, apoiando a busca por abordagens mais combináveis ​​na prestação de serviços governamentais. O Gartner prevê que até 2023, 50% das organizações governamentais estabelecerão estruturas formais de responsabilidade para o compartilhamento de dados, incluindo padrões para estrutura, qualidade e oportunidade de dados.

Serviços públicos hiperconectados

São o uso de várias tecnologias, ferramentas ou plataformas por todo o governo para automatizar o máximo possível os processos de negócios e TI. Os CIOs de governos podem usar princípios e práticas de hiperautomação para desenvolver processos de negócios ponta-a-ponta hiperconectados e altamente automatizados e serviços públicos que requerem intervenção humana mínima. O Gartner prevê que até 2024, 75% dos governos terão pelo menos três iniciativas de hiperautomação em toda a empresa lançadas ou em andamento.

Engajamento multicanal do cidadão

A participação direta dos cidadãos com os governos atingiu novos patamares em 2020, à medida que as comunidades lidavam com a pandemia, incêndios florestais, furacões e outros eventos. O envolvimento multicanal do cidadão é um envolvimento bidirecional e transparente com os constituintes além das fronteiras organizacionais, ao mesmo tempo que oferece uma experiência personalizada usando os canais preferidos e mais eficazes para alcançá-los. O Gartner prevê que mais de 30% dos governos usarão métricas de engajamento para rastrear a quantidade e a qualidade da participação dos cidadãos nas decisões políticas e orçamentárias até 2024.

Análise Operacionalizada

Trata-se da adoção estratégica e sistemática de tecnologias baseadas em dados, como Inteligência Artificial (IA), Learning Machine e análises avançadas, em cada estágio da atividade governamental para melhorar a eficiência, eficácia e consistência da tomada de decisão. Os tomadores de decisão podem tomar melhores decisões operacionais baseadas no contexto em tempo real para melhorar a qualidade da experiência do cidadão. A previsão é que, até 2024, 60% dos investimentos em IA e análise de dados do governo visam impactar diretamente as decisões e resultados operacionais em tempo real.

Serviço
www.gartner.com

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