book_icon

Game Social e cultural é lançado em São Paulo

Aplicativo PROACOINS incentiva jovens a visitar espaços culturais de São Paulo
Game Social e cultural é lançado em São Paulo

O Instituto PROA – ONG anuncia o lançamento do PROACOINS, game de realidade aumentada que permitirá aos moradores de São Paulo conhecerem mais a capital paulista e suas curiosidades de forma divertida e interativa.

Estudantes de escolas públicas da cidade, ainda, poderão ganhar prêmios como intercâmbio, bolsa em universidade, curso de inglês, entre outros ligados à educação

Criado pelo Instituto PROA – ONG que cria oportunidades de desenvolvimento pessoal, educacional e profissional para jovens de baixa renda – o objetivo é que o PROACOINS incentive jovens a se interessar por cultura de forma diferente, além de explorar e conhecer espaços culturais da cidade.

O PROACOINS é um game de realidade aumentada desenvolvido pelo PROA, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Estadual de Educação e a Oracle, que permitirá aos jovens e a todos moradores de São Paulo, conhecerem mais a capital paulista e suas curiosidades de forma totalmente gameficada.

Os jovens da rede pública de ensino, ao mesmo tempo em que terão acesso a uma séria de equipamentos culturais, poderão conquistar pontos que podem ser trocados por cursos de capacitação profissional, ingressos para cinemas e teatro, intercâmbio, material escolar, cursos de idiomas, livros e bolsas de estudo. Esses prêmios poderão ser resgatados somente por alunos matriculados na rede pública de ensino da região metropolitana de São Paulo, ou formados até 2002.

“A ideia da criação do PROACOINS  surgiu da análise do consumo da cultura pelos moradores de São Paulo. Grande parte dos locais e atividades indicadas pelo game não fazem parte do hábito cotidiano cultural da metrópole”, diz Rodrigo Dib, Diretor Executivo do Instituto PROA e idealizador do projeto. Pesquisa realizada em 2016, por exemplo, apontou que 61% das pessoas frequentam o cinema apenas uma vez por ano, do mesmo modo que apenas 29% vão ao museu no período de um ano e apenas 12% frequentam concertos.

O game é aberto e gratuito. Para ter acesso ao jogo, basta fazer o download nas lojas da App Store ou Google Play, digitando PROACOINS. Depois disso, os usuários já podem selecionar as missões que desejam cumprir. Ao todo, serão propostas 10.000 diferentes missões, espelhadas em 3.500 ilhas culturais na cidade, que vão de monumentos a museus, teatros, centros culturais entre outros locais mapeados pela ONG em parceria com a Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo.

“Criamos o PROACOINS para incentivar os jovens a terem experiências culturais e educacionais e estimulá-los a conhecer a cidade e a história por trás de monumentos, museus e espaços culturais, ao mesmo tempo em que eles conquistam pontos para terem acessos a itens que vão colaborar para seu futuro profissional, como material escolar, cursos e bolsas de estudo. Fazer o lançamento na Virada Cultural faz todo o sentido, já que se trata de uma oportunidade para que mais pessoas busquem conhecimento e diversão por meio da cultura”, explica Dib.

O game também será o aplicativo oficial da Virada Cultural, ou seja, todos os pontos com atrações da Virada Cultural já estarão presentes no aplicativo, visando ajudar o público em geral a criar a sua programação, além de se divertir e conhecer a história por trás de cada ponto da sua Cidade.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.