Mercado

Futurecom que começa hoje com novidades e tendências tecnológicas

Novas tecnologias aplicadas às mais diversas áreas dão o tom na 21ª edição do evento, que terá a abertura abrilhantada pelo pianista e maestro João Carlos Martins,com um espetáculo utilizando uma novidade tecnológica

transformação digitalComeça hoje em São Paulo e vai até o dia 31 de outubro o Futurecom, evento que aborda questões de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e envolvem a propalada Transformação Digital. Composto por exposição e congresso, o evento está em sua 21ª edição e promete apresentar novidades e tendências, demonstrações práticas e lançamentos.

O evento mostrará a simulação de uma avenida do futuro com poste inteligente conectado a uma rede 5G, credenciamento na sala VIP com reconhecimento facial, experiências de Realidade Virtual (VR), novas soluções de pagamento, monitoramento de cilindros de oxigênio para pacientes que precisam utilizar o equipamento no dia a dia, atendimento médico baseado em imagem com luva tátil controlada remotamente. O paciente estará no ambiente do Futurecom e o médico fará o diagnóstico a partir do seu consultório. Também haverá soluções focadas em entretenimento, como a apresentação de uma banda conectada que possibilitará que seus músicos toquem em lugares fisicamente distintos.

O encontro da 5G Americas irá abordar, segundo os principais especialistas latinos-americanos do segmento, os desafios e soluções que a tecnologia 5G já começa a sofrer. Serão debatidas questões de infraestrutura e de espectro radioelétrico 

Entre os expositores está a TS Shara, que debuta como participante e apresenta suas ofertas de nobreaks e inversores de energia com especificações desenvolvidas para atender às necessidades do mercado de Telecom que precisa operar com instalações estáveis, sem interrupções. De acordo com Pedro Al Shara, CEO da fabricante, o destaque é a linha de inversores de energia TS ON Inverter. “Os equipamentos possuem potências entre 1kVA e 6kVA, responsáveis por converter a tensão de entrada de 48V em uma tensão de corrente alternada (AC) de 115V ou 220V, gerando uma onda senoidal pura”, explica. Ele afirma que os produtos voltados para proteger servidores, datacenters, POPs de internet pública e privada, entre outros são competitivos e práticos.

A proposta da Qualcomm é demonstrar como novas tecnologias como o 5G e a Inteligência Artificial transformarão o cotidiano das pessoas, das casas, das cidades. Especificamente para o setor industrial, destacará, em parceria com a Bosch, aplicação prática da tecnologia 5G. No estande, os visitantes poderão interagir com um robô por meio de recursos de realidade virtual e conectividade 5G que trazem mais eficiência e segurança em tarefas típicas de uma fábrica. Na parte de telefonia, vai demonstrar os diferenciais dos smartphones 5G, por meio de aparelhos Xiaomi, da oneplus e da LG, equipados com a plataforma móvel Snapdragon.

Já para os fãs de jogos, a fabricante abre a oportunidade para testes do recém-lançado ROG Phone II, o smartphone gamer da ASUS, com tecnologia Qualcomm. Entre os destaques, vai mostrar como funciona o novo padrão Wi-Fi 6, que ampliará a capacidade de tráfego de dados e aumentará a velocidade da conexão.

Executivos locais, além de Rafael Steinhauser, presidente para América Latina participarão de painéis e palestras.

Novidades do portfólio de computação inteligente e nuvem, que faz uso da combinação destas tecnologias com Inteligência Artificial – IA, 5G e Internet das Coisas – IoT, para oferecer soluções full-stack para todos os cenários estão entre os destaques da Huawei. As demonstrações acontecerão no Espaço Telco Transformation, onde também estarão expostos exemplos de usos da tecnologia 5G em parceria com diferentes operadoras. Além disso, a empresa demonstrará soluções de cidades inteligentes, redes óticas, sites simplificados de 5G e muito mais. A integração dos produtos e soluções da Huawei já foi uma tendência na edição do Huawei Connect, ocorrida em setembro, em Xangai, que agora chega para o público da América Latina.

Outra novidade que a Huawei traz é o podcast ‘5G Zone’, que será gravado durante o evento e abordará temas como o impacto do 5G na vida das pessoas, as novas possibilidades para o mercado e aplicações que surgirão no futuro próximo e se o Brasil já está pronto para receber o 5G.

Hoje, 28 de outubro, das 14h às 17h30, acontece o workshop Desafios enfrentados pela 5G na América Latina,no auditório Hiper Conectado (aberto ao público). Com a chegada da 5G na região, as mudanças no setor das telecomunicações já começam a impactar não apenas nas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), como também segmentos como educação, saúde, governamental, automotiva, produção, entre outras. Ou seja, inicia-se uma revolução no modo de vida da sociedade. O encontro da 5G Americas irá abordar, segundo os principais especialistas latinos-americanos do segmento, os desafios e soluções que a tecnologia 5G já começa a sofrer. Serão debatidas questões de infraestrutura e de espectro radioelétrico. O setor também passa por grandes mudanças rumo ao desenvolvimento, principalmente no mercado brasileiro. Outros temas abordados no workshop da 5G Americas são: Internet das Coisas – IoT, antenas, bloqueadores de sinais e alertas de desastres.

Cláudio Raupp, presidente da HP, apresentará um talk show no painel Desbravando as Incertezas da Sociedade Digital: Quais estratégias devem estar no Foco das Empresas?, na quinta-feira, 31 de outubro. Discutirá temas como: O poder do cliente em transformar tudo, Tecnologias repensando negócios, Dicotomia entre conhecimento e experiência e diversidade de gerações e Construção de uma cultura organizacional forte.

Especialista em operações inteligentes, a Icaro Tech apresenta sua nova plataforma de automação voltada para os Centros de Operações do Futuro – OpCFs, que são impulsionados por importantes mudanças que vêm sendo vivenciadas por este setor. A empresa também apresentará solução para automação de atendimento ao cliente e trará novamente o robô Little Guy, que representa uma das possibilidades de uso da inteligência artificial no atendimento ao cliente. “A plataforma contribuirá para a transformação digital no setor de telecom e surge para ajudar essas empresas a aumentarem a escalabilidade de seus negócios, bem como a velocidade da transformação digital, por meio de processos automatizados, redução de custos e otimização das tarefas repetitivas”, afirma Laerte Sabino, CEO da Icaro Tech.

Por sua vez, a Infinera vai demonstrar em seu estande a família de roteadores desagregados DRX, que combina um portfólio carrier-class white box com o software CNOS, escalável e comprovado em campo. A solução foi selecionada pela Telefónica Alemanha, para modernizar sua rede nacional de transporte móvel. A série DRX permite à Telefónica Alemanha preparar sua rede nacional de transporte móvel para serviços móveis 5G com escala, eficiência e automação. Com a solução da Infinera, a Telefónica Alemanha – que é responsável por mais de 45 milhões de conexões somente no segmento móvel – continua expandindo e melhorando sua rede de transporte para oferecer aos seus clientes uma experiência aprimorada e estabelecer a base para serviços 5G emergentes.

Neste ano, o evento fomentará também discussões em 12 auditórios dedicados à apresentação de cases, workshops, palestras e debates, com foco em soluções técnicas e modelos de negócios nas áreas de TI, Telecomunicações, Serviços Financeiros (Meios de Pagamentos), Startups, Segurança da Informação, Empreendedorismo, Governo e Judiciário.

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos