Tecnologia

Furukawa oferece soluções de cabeamento para as redes Wi-Fi 6

Para garantir capacidade de tráfego, performance e confiabilidade é fundamental lançar mão de uma rede de alto desempenho

A nova geração de redes Wi-Fi, conhecida como Wi-Fi 6 (802.11ax), traz uma série de vantagens para os usuários – entre elas, baixa latência, aumento da taxa de transmissão de dados, que pode chegar a 10 Gbps, e do número de pessoas conectadas ao mesmo tempo em um único ponto de acesso , ou access point. Porém, para garantir esses benefícios, é imprescindível contar com uma rede de alto desempenho, confiável e preparada para o transporte de grandes volumes de dados.

“A rede Wi-Fi 6 permite que vários usuários executem tarefas diferentes simultaneamente, sem que uma conexão interfira na outra. Por exemplo, uma pessoa pode estar vendo um filme, enquanto outra joga no celular e uma terceira assiste a vídeos em 4k”, explica Fabian Erik Fink, engenheiro de vendas da Furukawa. “Outro recurso importante e inovador é o Target Wake Time – TWT, que ajuda a reduzir o consumo de energia e a aumentar a vida útil da bateria de dispositivos móveis conectados”, acrescenta.

Inovador, o Target Wake Time, ajuda a reduzir o consumo de energia e a aumentar a vida útil da bateria de dispositivos móveis conectados

Fabian observa que a disseminação das redes Wi-Fi 6 ainda depende da atualização dos smartphones e notebooks dos usuários, bem como dos equipamentos de rede – que precisam suportar o protocolo 802.11ax. “Além disso, é importante que o sistema de cabeamento seja robusto, duradouro e capaz de atender a aplicações multigigabit. Nesses casos, é recomendável a utilização de cabeamento Categoria 6A”, afirma. Segundo ele, somente essa categoria de cabos permite suportar taxas de transmissão de 2,5 Gbps, 5 Gbps e 10 Gbps em canais de até 100 metros, sem restrições de instalação.

A Furukawa oferece uma linha de produtos Categoria 6A – cabos, conectores e patch cords, desenvolvida para atender aos requisitos de performance e interferência dessas aplicações. Além de ser compatível com a tecnologia Wi-Fi 6, essa solução também é indicada para uso em aplicações Power over Ethernet -PoE, que consistem no envio de energia elétrica pelo cabeamento estruturado. “Isso gera calor no cabo e em elementos adjacentes, provocando diminuição de performance na transmissão de dados”, explica o engenheiro. “O cabeamento Categoria 6A possui maior condutor de cobre, tem blindagem e diâmetro maior, o que ajuda a dissipar calor de modo a não causar interferências significativas no desempenho”, destaca.

Para atender à preocupação das empresas com sustentabilidade ambiental, a Furukawa desenvolveu uma solução Categoria 6A ecofriendly. Voltado a aplicações que requerem alta velocidade -10 Gbps, o cabo GigaLan Augmented Green Cat 6A F/UTP, blindado, possui cobertura em polietileno verde à base de etanol extraído da cana-de-açúcar, 100% reciclável e com baixa emissão de fumaça, LSZH, ou Low Smoke Zero Halogen, em caso de incêndio.

Serviço
www.furukawalatam.com

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos