Animada pelos resultados de suas vendas digitais para o mercado de provedores e ISPs, a Furukawa anuncia o lançamento de um marketplace voltado a atender o segmento SoHo (Small Offices, Home Office). Segundo o CEO da companhia, Foad Shaikhzadeh, a ideia é captar cerca de mil revendas para as linhas SoHo Plus, marca própria da Furukawa, e MetroCable. Sem revelar valores de investimento, o executivo pontua que a expectativa da empresa é que o portal represente em 1 ano até 12% das vendas. Com faturamento de R$ 730 milhões em 2016, a empresa projeta chegar a R$ 813 milhões neste ano.
Voltado ao público B2B, o SOHO SHOP é voltado a atender o público de revendas de materiais elétricos e lojas de informáticas. O objetivo, segundo Shaikhzadeh, é trazer a usabilidade do varejo para o universo B2B. A Furukawa delineou vários benefícios para as compras digitais. Além de um cartão próprio, o Furukawa Card, que permite pagar as compras em até 12 vezes; a revenda encontra no espaço maior disponibilidade de estoque, programa de fidelidade e uma equipe de 8 pessoas dedicadas ao atendimento para as revendas.
“Com a loja eletrônica, o objetivo é chegar a locais não atendidos atualmente e, também, melhorar o atendimento às revendas que já trabalham com os produtos da nossa linha SohoPlus”, afirma Roberto Kihara, gerente geral comercial da Furukawa Electric LatAm no Brasil. Dessa forma, ele ressalta que a empresa espera reforçar sua participação nesse mercado, ao mesmo tempo em que intensifica sua estratégia de parcerias com distribuidores, projetistas e integradores por intermédio dos quais atende o mercado corporativo (enterprise) de TI. “Esse é um segmento para o qual vendemos solução e o papel dos nossos parceiros é fundamental”, explica Kihara.
Já o foco da SOHO SHOP são as vendas de balcão para o mercado de residências e pequenos negócios. “Na loja vamos oferecer produtos diferenciados, como roteadores Wi-Fi, cabos ópticos e metálicos para redes internas (LAN), acessórios etc., com a garantia e o suporte da Furukawa”, acrescenta. Kihara adianta que, em breve, novos produtos serão adicionados à vitrine da SOHO SHOP. Entre eles, destaca uma linha de câmeras de segurança e soluções para automação residencial – que poderão ser integradas a aplicações de Internet das Coisas (IoT). “Tudo isso estará ao alcance das revendas de todo o Brasil em um ambiente digital, disponível 24 horas por dia, e com várias facilidades de compra e opções de pagamento”, enfatiza.
Estratégia
O lançamento do portal é somente uma das frentes de atuação da Furukawa em 2017. Além da expansão de portfólio – a empresa planeja lançar uma linha de câmeras IPs -, em outubro a empresa inaugurará a sua fábrica de software para o desenvolvimento local de sistemas gerenciáveis. Shaikhzadeh também destaca o plano de internacionalização da empresa, com a Argentina como próximo passo para 2018.
As metas do executivo são bem ambiciosas. O plano é, até 2021, chegar a um crescimento de 70% no faturamento da América Latina, na comparação com o resultado de 2016. A operação da Furukawa é dividida em três regiões: Latam, EUA/Europa/África e Ásia/Japão. No Brasil, a empresa possui três plantas fabris.
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