Gestão

Fundação Renova torna processos internos mais ágeis com apoio da Megawork

Consultoria foi responsável pelo projeto de SLIPT do SAP da Renova e em 2019 implantou três grandes projetos SAP e diversos serviços para auxiliar a complexa operação da Fundação, entre eles a NF-e, que agilizou em 75% o tempo de emissão das notas fiscais eletrônicas

A Fundação Renova, organização sem fins lucrativos responsável pela mobilização para a reparação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), escolheu a Megawork – uma das maiores consultorias brasileiras especializada em soluções para gestão de negócios e parceira Gold da SAP, com atuação em todo país, com unidades em São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina, para otimizar diversos processos internos.

“Nosso escopo de atuação é bastante complexo. Atualmente temos 42 programas que abrangem os eixos socioeconômicos e socioambientais que estão sendo implementados em diversos projetos nos 670 quilômetros de área impactada ao longo do rio Doce e afluente. Por isso, precisávamos de um parceiro de tecnologia confiável que pudesse entender essa complexidade, nos atendendo com rapidez e escalabilidade”, diz Paulo Massara, CIO da Fundação Renova.

Entre os projetos mais recentes está a implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), totalmente na nuvem. “Antes emitíamos as notas manualmente, o que gerava erros de digitação  

O executivo afirma que a Megawork tem cumprido com esses requisitos e ido além das expectativas. “A Megawork se tornou uma parceira indispensável para nosso desafio ao combinar características estratégicas como processos bem definidos, dinamismo, escalabilidade, equipe qualificada, e, principalmente, porque ela consegue atender ao timing que nossa área de atuação demanda”.

Hoje, a consultoria é a responsável pela sustentação de todo o ambiente que compreende o ERP da entidade, garantindo o funcionamento de todos os módulos do SAP ECC, tais como suprimentos, financeiro, compliance, recursos humanos, além de desenvolver várias iniciativas de melhorias dos processos internos que compreendem o sistema de gestão.

Entre os projetos mais recentes está a implantação da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), totalmente na nuvem. “Antes emitíamos as notas manualmente, o que gerava erros de digitação. Ao automatizarmos todo o processo com a ajuda da Megawork, não só eliminamos esses erros, como ganhamos em segurança e produtividade reduzindo em torno de 75% o tempo de emissão dos documentos. Foi um grande ganho que permitiu com que nosso time pudesse concentrar atenção em atividades mais relacionadas ao core business”, diz Guilherme Campos, Coordenador de Sistemas, SAP e Big Data.

O uso da solução SAP Concur, que realiza o controle das despesas e viagens de colaboradores, é outro projeto. “O Concur permite que apliquemos nossas regras de compliance ao processo, trazendo ainda mais transparência à prestação de contas, por meio de relatórios precisos e dashboards de controle. Ele também trouxe mobilidade, já que agora os colaboradores podem acessar as funcionalidades via dispositivo móvel, de qualquer lugar e a qualquer hora”, diz Massara.

Por fim, a Fundação Renova implantou recentemente o SAP Ariba Sourcing, que automatiza os processos da cadeia de suprimentos. “A partir do Ariba, esperamos integrar os processos da cadeia de suprimentos, para controlar melhor todo o fluxo que abrange desde a prospecção de fornecedores ao pagamento, dando transparência e agilidade às transações”.

O CIO destaca os serviços prestados pela Megawork, entre eles, o AMS (Application Management Services), que dispõe serviços de suporte, manutenção, sustentação e gestão de ERP’s, fornecendo atendimento para as aplicações utilizadas pela entidade. “A equipe da Megawork acompanha o dia a dia do funcionamento dos módulos do SAP ECC, DMS, GRC-AC, PI e SOLMAN, resolvendo possíveis problemas ou dúvidas de usuários, mantendo-o ativo e operante, reduzindo custos e riscos operacionais”.

Para o futuro, a Fundação, que reúne técnicos e especialistas de diversas áreas de conhecimento, e soma hoje cerca de 7 mil pessoas, entre colaboradores próprios e parceiros, planeja implantar o SAP/4Hana, sistema de gestão voltado a grandes organizações. “Esperamos contar com todo o apoio e experiência da Megawork para esse novo projeto”, finaliza o CIO.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Aruba

Agenda & Eventos