Tecnologia

Fortlev expande conectividade e segurança da rede Wi-Fi com soluções Aruba

A empresa buscava implementar uma nova rede indoor e outdoor de alta performance, com vida útil mais longa, maior controle da gestão e mais segura, com a possibilidade de criar segmentações de público e segregação de redes

mão que projeta conexão do mundoA Fortlev, indústria que atua em soluções para armazenamento de água, optou por ferramentas da Aruba, uma empresa da Hewlett Packard Enterprise, para modernizar sua rede e garantir a mobilidade dos escritórios e de suas oito fábricas espalhadas pelo país.

“Com a expansão das fábricas, a tecnologia anterior ficou desatualizada e as antenas Wi-Fi estavam no fim da vida útil. Um dos requisitos do cliente era não ficar refém de produtos que deixam de ser atualizados e precisam ser substituídos”, explica Marlon de Paula, da Live Consult, empresa parceira da Aruba responsável pelo projeto.

Criamos uma rede exclusiva para visitantes e implementamos um formulário de cadastro online em nossa rede, já de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Assim oferecemos o acesso com tráfego segregado e controlado  

Para atender à demanda da Fortlev, foram instaladas 120 antenas indoor e outdoor nas unidades, garantindo cobertura total do sinal, autenticação automática de usuários via ClearPass e gerenciamento proativo da rede com o AirWave, plataforma desenvolvida exclusivamente para os dispositivos e aplicativos móveis que possibilita a visibilidade necessária para a tomada de decisões em tempo real.

“Criamos uma rede exclusiva para visitantes e implementamos um formulário de cadastro online em nossa rede, já de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Assim oferecemos o acesso com tráfego segregado e controlado. Divulgamos o acesso ao portal por meio de um QR Code, que fica disponível nas salas de recepção e de reuniões, simplificando o processo para todos os envolvidos”, explica Breno Parmejani de Souza, gerente de TI da Fortlev.

Antes da atualização da rede, a Fortlev não oferecia acesso ao Wi-Fi para visitantes e funcionários por questões de segurança. A nova solução também beneficiou os executivos, que têm agora uma rede unificada à disposição, ou seja, não precisam se autenticar em cada fábrica que visitam.

“Oferecer uma rede Wi-Fi sem falhas de cobertura, com acesso simplificado e seguro é essencial para a experiência do usuário”, afirma Luiz Figueiredo, Territory Manager da Aruba. “Com as soluções da Aruba, a empresa conciliou a alta performance com o bom custo-benefício de ferramentas automatizadas e de vida útil longa”, completa.

Próximos passos
Com as soluções instaladas, a Fortlev pretende ir além em sua estratégia de Indústria 4.0, que já inclui a internet das coisas (IoT). Entre os próximos possíveis passos estão o inventário eletrônico e o monitoramento de ativos, entre outras aplicações.

A conectividade foi apontada pelo Fórum Econômico Mundial como uma três das tecnologias essenciais para transformar a produção global ao longo dos próximos anos, ao lado da inteligência artificial e da automação flexível.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos