Gestão

Federação Assespro encaminha ofício com pontos críticos do Marco Legal das startups

A Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Federação Assespro, encaminhou um ofício ao relator da Comissão Especial do Marco Legal de Startups, manifestando preocupação em pontos sensíveis para os investidores e empreendedores, que podem causar prejuízos para desenvolvimento do setor.

Entre os pontos que a Assespro questiona estão:

– a equiparação de tratamento tributário no investimento em startups e políticas de estímulo;

– a regulação das stock-options – para que não sejam tributadas na sua concessão; somente no eventual ganho de capital;

– a possibilidade de enquadrar S/As simplificadas no Simples Nacional; e

Assinado pelo presidente da Assespro Nacional, Italo Nogueira, e pelo diretor de Startup, João Kepler, o documento cita ainda a falta de garantias de  recebimento na contratação de soluções inovadores de startups pelo governo. “Se as startups forem contratadas com base na atual legislação, poderão entrar em falência por não suportar o longo tempo que a administração pública leva para promover os pagamentos dos serviços contratados”, alerta Nogueira.

Outros pontos críticos identificados no novo projeto e que precisam ser tratados com atenção questão são:

– a falta de regras para Imposto de Renda;

– a definição restritiva de startups, limitada a seis de atuação

A Federação Assespro compõe o Grupo Consultivo Técnico do Comitê Nacional de Iniciativas de Apoio a Startups e participou ativamente do processo de coleta de contribuições sobre o tema com contribuições formais na consulta pública, nas rodadas de discussão com as entidades e nas Mesas Executivas do Setor de TI conduzidas pelo Ministério de Economia.

 

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos