book_icon

everis Brasil tem novo diretor de Varejo

Norberto Tomasini assume a diretoria com o desafio de customizar e ampliar a prestação de serviços e a Transformação Digital nas empresas varejistas nacionais
everis Brasil tem novo diretor de Varejo

A everis Brasil , consultoria multinacional de negócios e TI do Grupo NTT Data, acaba de contratar Norberto Tomasini como diretor de Varejo. No cargo, Tomasini apoiará os clientes propondo soluções, baseadas em tecnologias digitais, que os ajudarão a lidar com os desafios de curto e longo prazos enfrentados pelo setor.

“Hoje, todas as indústrias estão passando por um grande processo de mudança para adequação às demandas de uma sociedade cada vez mais digital. Diante desse contexto, os desafios do varejo, em termos de inovação e aperfeiçoamento de relações com os consumidores, tornam-se cada vez maiores e, devido aos conhecimentos em tecnologia e gestão empresarial, nós, da everis, estamos prontos a ajudar o setor a superar, dando apoio a toda cadeia de valor”, afirma o novo diretor.

Hoje as varejistas precisam estar presentes em todas as plataformas de vendas, sejam lojas físicas, online ou modelos híbridos, que integra, os dois canais  

A quarentena provocada pela Covid-19 acelerou a Transformação Digital. O fechamento das lojas levou inúmeras varejistas a criar ou expandir os canais de venda on-line. Algumas soluções se mostraram simples e muito eficientes. Um exemplo foi o uso do WhastApp por redes de farmácia. “Boa parte das receitas das drogarias vêm de clientes que estão num raio de cinco quilômetros do ponto de venda. Dentro desse contexto, a venda por WhatsApp e a entrega do produto ou medicamento por um entregador de bicicleta se mostrou uma alternativa simples e muito eficiente”, diz Tomasini.

Hoje as varejistas precisam estar presentes em todas as plataformas de vendas, sejam lojas físicas, online ou modelos híbridos, que integra, os dois canais. “Os varejistas de sucesso precisam compreender bem a jornada de compra dos clientes”, diz o diretor de Varejo da everis. Isso depende da coleta e uso dos dados dos clientes, algo possível graças às tecnologias digitais. “Com os dados, os varejistas conseguirão entender os que os clientes querem comprar, como, quando e onde”, afirma Tomasini.

Essa busca para entender os clientes têm impulsionado a inovação no setor e a mudança na forma de atuação de todos os participantes da cadeia. A indústria tem buscado formar parcerias com varejistas para impulsionar as vendas e fidelizar o cliente, sejam nos canais físicos ou on-line. “A tecnologia já permite, por exemplo, que um cliente entre em um mercado e receba uma mensagem personalizada de uma marca, pelo smartphone, sugerindo a compra determinado produto”, diz Tomasini.

Outro movimento crescente é a criação de meios de pagamentos e concessão de crédito virtuais, controlados pelas varejistas. Com a adoção do Pix, tecnologia criada pelo Banco Central para facilitar as transações financeiras eletrônicas, o processo será ainda mais impulsionado. “O Pix habilita uma série de novos serviços oferecidos pelos varejistas”, diz o novo diretor de Varejo.

Salvador Sagrado, sócio líder da everis Americas para o setor industrial, destaca que a atuação local para o setor de bens de consumo e varejo continua crescendo rapidamente, com uma oferta de valor perfeitamente alinhada com os desafios e tendências do mercado e com uma equipe de profissionais especializados no setor e altamente qualificados. “Agora temos a experiência do Tomasini para atender aos clientes do varejo de forma ainda mais personalizada. Um setor no qual, entre outras, iniciativas de e-commerce e plataformas digitais estão impulsionando as empresas a acelerar sua transformação digital e no qual o investimento em infraestrutura logística exige melhores soluções de tecnologia da informação para a cadeia de suprimentos”, afirma o sócio.

“Contamos agora com a experiência de Tomasini para atender de forma ainda mais customizada os clientes de varejo, setor no qual as iniciativas de e-commerce têm crescido exponencialmente, considerando inclusive a intersecção de modelos de negócios com outros setores e implementar inovações provenientes do ecossistema de startups brasileiro”, diz o sócio.

Com mais de 25 anos de experiência em consultoria, Tomasini já atuou junto a alta administração de grandes empresas, como PwC, Tivit, Natura, entre outras, nas quais contribuiu na implementação de estratégias de inovação e aperfeiçoamento dos negócios, reestruturação organizacional e transformação digital para garantir novos contratos e competitividade. Formado em Engenharia Eletrônica, o executivo tem especialização em modelos matemáticos pelo ITA e MBA em estratégia na UCLA.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.