Internacional

Estudo mostra que a Europa está fortalecendo sua oferta de dados abertos

Quinto estudo anual da Capgemini Invent destaca a evolução dos dados abertos na Europa e como a região está expandindo e intensificando seus esforços em torno da qualidade e impacto dos dados

A Capgemini Invent publicou seu quinto relatório anual medindo o nível de maturidade dos dados abertos em toda a Europa. O “Open Data Maturity Report 2019” (em tradução livre, “Relatório de Maturidade de Dados Abertos 2019”) registrou o progresso alcançado pelos países europeus, à medida que avançam na publicação e reutilização de dados abertos e nas diferentes prioridades que eles definiram para possibilitá-lo. O relatório foi solicitado pela Comissão Europeia no contexto do Portal Europeu de Dados e coordenado pela Capgemini Invent.

O relatório de 2019 identificou quatro tendências notáveis:
Da aceleração à consolidação:
Após anos de aceleração da maturidade de dados abertos, a Europa agora entrou em uma fase de consolidação. Desde o início da avaliação em 2015, o nível geral de maturidade aumentou significativamente a cada ano, até atingir o pico em 2017. Antes, a aceleração anterior e mais fácil em relação à maturidade evoluiu para a tendência mais constante de melhoria e consolidação vista hoje. Indo de encontro as políticas sólidas de dados abertos, modelos de governança e portais avançados, os países da UE28+ estão agora expandindo e intensificando seus esforços nas áreas mais difíceis de qualidade e impacto de dados abertos.

Da quantidade à qualidade, para melhor atender às necessidades dos usuários: à medida que as propostas de dados abertos dos países europeus amadurecem, o foco passou da quantidade para a qualidade. Nos primeiros anos, grandes esforços foram feitos na publicação de mais dados sob uma licença aberta, liberando ativos de dados que já estavam nas mãos das administrações públicas. Hoje, há um foco intensificado em garantir o valor desses dados para a sua reutilização, o que geralmente significa melhorar a qualidade dos dados primeiro. Isso é particularmente verdadeiro quando as equipes de dados abertos, em nível nacional e local, se tornam mais engajadas com a comunidade de “reusuários”, ouvem seus comentários e se esforçam para atender às suas necessidades.

Da publicação à criação de impacto: o foco dos países da UE28+ não é mais apenas publicar dados abertos e aderir a outros requisitos da Diretiva de Informações do Setor Público da União Europeia, mas sim aproveitar a melhor oportunidade dos dados para permitir maior impacto. Eles estão realizando mais atividades para entender e capturar como o valor é criado com os dados e obter insights sobre as demandas e necessidades dos reusuários. Os exemplos abrangem desde eventos de engajamento, com as várias comunidades de reutilizadores e o desenvolvimento de estruturas de monitoramento de impacto, até pesquisas e estudos de satisfação sobre o valor social, ambiental, político e econômico dos dados abertos.

O compartilhamento de dados é a próxima fronteira: os governos estão se tornando mais conscientes das oportunidades decorrentes do compartilhamento de dados em geral. Quando um conjunto de dados não pode ser publicado abertamente – por exemplo, devido a restrições de propriedade intelectual ou questões de confidencialidade – isso não significa que seu valor não possa ser percebido de acordo com outros modelos. Isso é comumente chamado de “compartilhamento de dados” nos setores público e privado. Os Estados-Membros estão agora se preparando para serem eficazes no compartilhamento de dados com outros governos e organizações, de maneira segura e com total respeito à propriedade intelectual e à privacidade. A Comissão Europeia está ciente dessa mudança e deseja apoiar o processo. Com este propósito, iniciou um novo projeto, lançado em outubro último: o “Centro de Suporte ao Compartilhamento de Dados”.

“À medida que a oferta de dados abertos dos Estados-Membros amadurece, podemos ver seu foco mudando para colocar reutilizadores de dados abertos no centro”, afirmou Marit Blank, consultora da Capgemini Invent e principal pesquisadora e autora do relatório. “Esta é uma ilustração tangível de como os países europeus estão se esforçando para ir além do básico para oferecer valor consistente e sustentável aos seus cidadãos”.

Notas finais:
-Os países abrangidos por esta avaliação incluem os Estados-Membros da UE28, bem como os países da EFTA: Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça.

O Portal Europeu de Dados
Dados abertos se referem às informações coletadas, produzidas ou pagas por órgãos públicos que podem ser livremente usadas, modificadas e compartilhadas por qualquer pessoa. Os benefícios dos dados abertos incluem um aumento na transparência e responsabilidade do governo, além de benefícios sociais e econômicos tangíveis para cidadãos, empresas e sociedade civil. O estudo da Capgemini Invent, publicado em 2015 para o lançamento do Portal Europeu de Dados, estimou um valor de 75,7 bilhões de euros em tamanho de mercado para dados abertos em 2020, com um aumento significativo de aproximadamente 37% entre 2016 e 2020. Nesse contexto, a União Europeia lançou o Portal Europeu de Dados. O Portal coleta informações sobre os dados disponibilizados em diferentes países europeus. Hoje, abrange 35 países, 82 catálogos, links para quase 1 milhão de conjuntos de dados na Europa e oferece uma variedade de recursos de aprendizado e casos de uso de dados abertos.

Serviço
www.europeandataportal.eu/en/dashboard
www.europeandataportal.eu/sites/default/files/edp_landscaping_insight_report_n5_2019.pdf
www.capgemini.com/invent. People matter, results count

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório

Agenda & Eventos