book_icon

Estudo da Ericsson revela que adoção do 5G no mundo acelerou

Principal motivo foi a forte adoção da tecnologia na China, com disputa entre provedores e maior oferta de aparelhos
Estudo da Ericsson revela que adoção do 5G no mundo acelerou

De acordo com a última edição do Ericsson Mobility Report, quatro em cada dez assinaturas de celular em 2026 serão 5G. A absorção atual de 5G em assinaturas e cobertura populacional confirma que a tecnologia está sendo implementado mais rápido do que qualquer geração de conectividade móvel. O estudo estima que até o final deste ano, mais de 1 bilhão de pessoas – 15% da população mundial – viverão em uma área com cobertura 5G implementada. Em 2026, 60% da população mundial terá acesso à cobertura 5G, com previsões de 3,5 bilhões assinaturas no serviço.
A Ericsson elevou sua estimativa de assinaturas 5G globais para o final deste ano para 220 milhões, à medida que os provedores de serviços continuam a construir suas redes. O aumento é em grande parte devido à rápida aceitação na China, atingindo 11% de sua base de assinaturas móveis. Isso é impulsionado por um foco estratégico nacional, intensa competição entre provedores de serviços, bem como smartphones 5G cada vez mais acessíveis de vários fornecedores.

A taxa de introdução da funcionalidade 5G New Radio (NR) está aumentando, segundo a fabricante, com mais de 150 modelos de dispositivos 5G lançados comercialmente 

Espera-se que a América do Norte termine o ano com cerca de 4% de suas assinaturas móveis sendo 5G. A comercialização agora está avançando em um ritmo acelerado e, em 2026, a Ericsson prevê que 80% das assinaturas móveis da América do Norte serão 5G, o nível mais alto de qualquer região do mundo.
Por outro lado, a Europa encerrará o ano com cerca de 1% de assinaturas 5G na região. Durante o ano, alguns países atrasaram os leilões do espectro de rádio necessário para apoiar a implantação do 5G.
“Este ano, a sociedade deu um grande salto em direção à digitalização. A pandemia destacou o impacto que a conectividade tem em nossas vidas e atuou como um catalisador para mudanças rápidas, o que também é claramente visível nesta última edição do relatório”, afirma Fredrik Jejdling, vice-presidente executivo e chefe de Redes da Ericsson. “O 5G está entrando na próxima fase, quando novos dispositivos e aplicativos aproveitam ao máximo os benefícios que ele oferece, enquanto os provedores de serviço continuam a desenvolver o 5G. As redes móveis são uma infraestrutura crítica para muitos aspectos da vida cotidiana e o 5G será a chave para a prosperidade econômica futura”, comentou o executivo.
O relatório também destaca que o sucesso do 5G não se limitará apenas à cobertura ou ao número de assinaturas. Seu valor também será determinado por novas aplicações. A IoT (Internet das Coisas) crítica, destinada a aplicativos que exigem entrega de dados dentro de um período de tempo especificado, será introduzida em redes 5G. Isso possibilitará uma ampla gama de serviços urgentes para consumidores, empresas e instituições públicas em vários setores, com redes 5G públicas e dedicadas.
Os jogos em Nuvem são outra categoria de aplicativo emergente. Os recursos combinados fornecidos por redes 5G e tecnologias de computação de ponta, permitirão que os serviços de streaming de jogos em smartphones concorram com uma qualidade de experiência no mesmo nível do PC ou do console, abrindo para jogos inovadores e imersivos baseados na mobilidade.
Dispositivos
A taxa de introdução da funcionalidade 5G New Radio (NR) está aumentando, segundo a fabricante, com mais de 150 modelos de dispositivos 5G lançados comercialmente. Muitos dispositivos suportam 5G Frequency Division Duplex (FDD) e compartilhamento dinâmico de espectro (DSS). As primeiras redes 5G autônomas (SA) foram lançadas na Ásia e na América do Norte, bem como os primeiros dispositivos capazes de agregação de operadora NR.
Ainda de acordo com o relatório, com a digitalização acelerada da pandemia de Covid-19, bem como o aumento da importância e necessidade de conectividade de banda larga doméstica rápida e confiável, o número de provedores de serviços que oferecem acesso sem fio fixo (FWA) está aumentando. Quase dois terços dos provedores de serviço agora têm uma oferta FWA. A previsão é que essas conexões cresçam mais de três vezes e cheguem a mais de 180 milhões até o final de 2026, respondendo por cerca de 25% do tráfego total de dados da rede móvel.
Serviço
www.ericsson.com
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.